Saúde

Cuidados necessários após vacina contra a covid-19

Vacina Coronavac.
Foto: Wellingthon Anunpciação

As vacinas disponíveis para uso emergencial no Brasil terão duas doses com intervalo entre uma e outra, então, o desenvolvimento de anticorpos no organismo não será imediato. Por isso, como não há imunidade instantânea, é preciso continuar usando máscara, evitar aglomerações, usar álcool em gel e lavar as mãos corretamente, ou seja, as mesmas orientações dadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o início da pandemia continua.

Além desses cuidados, especialistas do mundo indicam a não ingestão de bebidas alcoólicas, pois pesquisas científicas mostram que o consumo excessivo de álcool afeta o sistema imunológico. Assim, pode haver um efeito contrário na produção de anticorpos no organismo quanto aos imunizantes do coronavírus.

De acordo com informações da revista Veja, em dezembro do ano passado, autoridades russas alarmaram o mundo ao anunciar que a ingestão de bebidas alcoólicas pode afetar de forma significativa a eficácia das vacinas contra a Covid-19. A chefe do órgão de segurança do consumidor da Rússia, Anna Popova, afirmou que as pessoas que tiverem sido vacinadas com a Sputnik V deveriam se abster de álcool por quase dois meses, porém outras autoridades disseram que seis dias eram suficientes.

Até então, a dúvida de quanto tempo é necessário os imunizados se absterem de bebidas alcoólicas permanece, entretanto, em dito popular ‘melhor prevenir a remediar’. E sobre a vacina Coronavac, especificamente, ainda não há informações acerca do consumo de álcool.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo