Notícias

Valença e Cairu já criaram plano de vacinação

Vacina contra a Covid-19 criada pela Sinovac e Butantan.
Foto: ASCOM/ANVISA

Os municípios de Valença e Cairu, no Baixo Sul do Estado, segundo informe das secretarias de Saúde, já possuem plano de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo vírus Corona.

O plano de vacinação/ação é o projeto estrutural de como os municípios irão agir perante o enfrentamento da pandemia, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou de forma emergencial dois tipos de vacina.

O secretário de Saúde de Valença, Alberto Martins, informou nas primeiras horas da manhã desta segunda (18), que o plano do município já esta pronto, mas alegou que uma reunião ainda ocorrerá com representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Governo da Bahia, para maiores definições, haja vista que a quantidade a ser enviada para o Estado baiano ainda é indefinida.

Cíntia Rosemberg, secretária de Saúde de Cairu, primeiro município do território baixosulense a anunciar o interesse de compra de vacinas, confirmou que o plano do arquipélago já encontra-se também pronto e que os ajustes finais serão dados ao longo da semana.

“Estamos preparados para iniciar a vacinação assim que as doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde ao Governo Estadual, que repassa para o município como acontece com as demais vacinas. Ainda não sabemos a quantidade que será destinada à cidade, mas estamos com todo o plano elaborado para executar de acordo com a primeira remessa”, declarou o médico Alberto Martins.

Os modelos adotados pelos municípios segue o proposto pelo Ministério da Saúde, que contempla quatro fases de vacinação. Com a chegada das doses, o início da vacinação começa com a primeira fase que abrange: os trabalhadores de saúde (profissionais que prestam serviço em estabelecimento de saúde), idosos acima de 75 anos, idosos com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e acamados.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo