Notícias

Cairu: Tarifa para entrar no Morro tem novo valor

Morro de São Paulo

Desde o último sábado a Prefeitura Municipal de Cairu, no Baixo Sul baiano, vigorou a medida de aumento da TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago). A tarifa custa R$ 20,00 sofrendo um acréscimo de R$5,00 em relação a anterior.

De acordo com o órgão municipal responsável, a tarifa passou a ser cobrada no Terminal Hidroviário de Valença e no Terminal Marítimo de Salvador no momento da compra da passagem com destino ao Morro de São Paulo. A decisão foi tomada a fim de evitar aglomerações nas filas do Centro de Atendimento ao Turista no Terminal Marítimo da ilha.

A cobrança da tarifa esteve suspensa desde o mês de marco de 2020, no início da pandemia por conta da implantação das medidas de prevenção a contaminação do coronavírus no município-arquipélago.

Estão isentos do pagamento da taxa, idosos de mais de 60 anos e crianças de até 5 anos. Além destes, profissionais à trabalho, pesquisadores da fauna e da flora do município também estão isentos da tarifa mediante a comprovação. Há ainda a possibilidade de pagar meia entrada para estudantes, pessoas com necessidades especiais e pessoas que comprovem baixa renda.

O valor da tarifa é cobrado devido as despesas para a manutenção e a restauração do patrimônio e o impacto ambiental causado pelos turistas. Porém, Hildécio Meireles (DEM), prefeito eleito nas eleições municipais de 2020 , alegou que tentará isentar legalmente moradores de municípios circunvizinhos do pagamento.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo