Política

“Não excluí secretaria nenhuma, estamos sendo responsáveis com o erário”, diz Jairo Baptista

Prefeito diz que é mentira as notícias de que teria excluído secretarias

Após anúncio de equipe de governo na manhã desta terça (29), o prefeito eleito de Valença Jairo Baptista fez questão de justificar o motivo de ter nomeado diretores para responderem por algumas secretarias sem orçamento.

Segundo o novo gestor da cidade polo do Baixo Sul não é justo que secretarias sem orçamento sirvam como cabides de emprego já que é de ciência de toda comunidade que sem o orçamento ideal para realização de diversas atividades os secretários recebem salários, os diretores e gerentes para não produzir os projetos idealizados em razão do entrave do orçamento.  

Atualmente o salário de Secretário Municipal do Palácio Rui Vinhas custa aos cofres públicos a cifra de 8 mil, o de diretor 4 mil e as gerências um pouco mais de 2 mil, o que na visão de Jairo insufla a folha de pagamento. “Preciso ser responsável. No passado já nomearam até cargos com salários de secretários para ocupar funções que nem condiziam ao título dado. Não estamos desprezando os artistas, tampouco os jovens e os desportistas”, disse Baptista.

Joailton Manoel em diálogo deixou claro que neste primeiro momento é preciso a compreensão da população para que a organização do impacto financeiro ocorra, o planejamento flua de forma a corroborar com o crescimento da cidade e em seguida seja reestudada a possibilidade de nomeação de um secretário, inclusive com orçamento planejado. O vice-prefeito ainda garantiu que os diretores terão espaço, maquinário e colaboração das demais secretarias.

Gugui Martinez, Leandro Fonseca e Robson Veloso atuarão na Cultura, Esporte e Juventude, respectivamente, nomeado como diretores e com status de secretários.

História
Em Valença, outros governos já nomearam diretores para atuarem como secretários. Em 2013, Jucélia Nascimento, ex-prefeita, nomeou Chasquiel Bereston para a Diretoria de Juventude, que mesmo sem estrutura de sala, maquinário e operacional atuou durante mais de 2 anos na função. Assim como a professora aposentada Edna Xavier, que atuou como diretora de Cultura e Lazer por quase dois anos respondendo pela secretaria.

Ricardo Moura, atual prefeito, nomeou Jessica Brandão no início de seu governo como Diretora de Juventude e não fez funcionar de imediato a secretaria de Esportes, que mesmo com a promessa de Durval Sarmento para chefe da pasta ocorreram eventos que impossibilitaram o início das atividades.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo