Notícias

Intenção de consumo das famílias sobe 1,2% em dezembro

É o melhor resultado deste indicador, desde maio; ainda assim, foi o pior desempenho para este mês da série histórica

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,2% este mês, alcançando 72,1 pontos – melhor resultado desde maio de 2020, quando chegou a 81,7 pontos. Mesmo com essa recuperação, este foi o pior mês de dezembro da série histórica, informou nesta segunda-feira (21) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O índice permaneceu abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que vem acontecendo desde abril de 2015 (102,9 pontos).

Para a economista que coordena a pesquisa, Catarina Carneiro, os dados mostram uma confiança das famílias na recuperação da economia.”Essa melhora nos indicadores de curto prazo já está influenciando as expectativas de longo prazo, tanto que a Perspectiva Profissional para o próximo semestre apresentou o maior crescimento no mês”, disse.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “a confiança vem melhorando, mas de forma lenta, gradual, como não poderia deixar de ser diante do dramático quadro econômico provocado pela pandemia”. O dirigente tem a expectativa de que, consolidada a vacinação contra a Covid-19, a retomada da confiança do consumidor acelere.

Via bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo