Notícias

Os candidatos eleitos de Valença e Cairu serão diplomados nesta sexta (18)

Os candidatos eleitos nas eleições municipais 2020 das cidades Valença e Cairu, no Baixo Sul baiano, serão diplomados nesta sexta-feira (18). A cerimônia acontecerá no Fórum Gonçalo Porto de Souza, na sede de Valença.

Em razão da pandemia do covid-19, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará a solenidade com restrição ao público. Os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e imprensa devem estar presentes.

O prazo para diplomação termina amanhã em todo o Brasil e cada tribunal decidiu a data e a forma que melhor se ajusta às realidades locais, em algumas cidades que estão com elevação de casos do coronavírus o evento acontece virtualmente.

Geralmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os TREs realizam eventos públicos para essa fase do pleito. A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo no dia 1 de janeiro de 2021.

De acordo com o Código Eleitoral, no diploma figuram o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal responsável.

Na página do TSE é possível conferir como será a diplomação em cada estado e seus respectivos canais de divulgação.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo