NotíciasSaúde

Lacen não está dando conta, diz governo para demora em resultados do drive-thru

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa à população que os exames do tipo RT-PCR (swab), método que identifica o vírus em amostras de secreção respiratória, são enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), situado em Salvador. A unidade tem autorização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para emitir diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em todo o território estadual.

Segundo a Sesau, a ampliação do acesso aos testes para detecção da doença ocasionou o aumento do tempo entre a coleta e a disponibilização do resultado. O Lacen recebe milhares de amostras por dia, mas não consegue processar todas, fato que também inclui as coletas realizadas em Ilhéus. O laboratório esclarece ainda que as equipes trabalham diuturnamente para reduzir o número de exames que aguardam resultado, todavia o atraso é inevitável.

O volume de coletas ultrapassa a capacidade instalada na unidade e por orientação da Sesab o excedente é enviado para as plataformas do Ministério da Saúde. A Prefeitura, por sua vez, presta assistência para que a população receba o tratamento adequado, de acordo com a orientação médica e conforme o estado clínico de cada paciente. A Sesau reitera que os ajustes necessários estão sendo feitos para que a entrega dos resultados seja retomada em tempo hábil.

A realização de drive-thru de testagem em massa em diversas regiões da cidade para a realização de exames do tipo RT-PCR (swab), realizados a partir de amostras de material viral do nariz, com a promessa de que o resultado destes exames seria entregue em apenas dois dias se, até o momento, muitos dias depois, não apresentar os resultados à população que se predispôs a acreditar na iniciativa

Com informações do Jornal Bahia Online

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo