Política

Valença: Véspera eleitoral com “guerra de pesquisas” na cidade

Cidade possui mais de 100 mil habitantes, quais mais de 60 mil irão
as urnas neste domingo.
Foto:SV Produções

A pouco menos de 17 horas para o início das eleições municipais na cidade polo do Baixo Sul, três pesquisas estão circulando no cenário valenciano criando a guerra de militante nas redes.

A primeira, logo nas horas iniciais do dia, contratada pela Grauna Comunicação de Leno Assis, marqueteiro da campanha de Jucélia Nascimento, apresentava a assistente social como preferida nas pesquisas, esta foi a segunda registrada pelo grupo da postulante já que a anterior, do dia 05 de novembro não foi publicizada e as razões são desconhecidas.

A segunda é a do candidato Jairo Baptista, contratada pela Aleluia Administração, de propriedade do empresário André Pereira, que divulgada pelo site BNews aponta o bancário aposentado, Jairo Baptista como preferido da população, com vantagem larga da ex-prefeita e demais concorrentes.

A terceira pesquisa apresentada é a que mostra o candidato a reeleição Ricardo Moura como preferido nas pesquisas a frente de Jairo e Jucélia, na ordem respectiva.

As duas primeiras pesquisas apresentadas foram encontradas registradas no Tribunal Superior Eleitoral, e são tidas judicialmente como legais, embora pesquisadas em períodos iguais (de 08 a 12 de novembro) apresentem resultados diferentes.

Para Ralph Villa Nova, estatístico da Agência Abrange e Consultor de Livre, o que pode ocorrer é a diferença no número de entrevistados. “A diferença do número de pessoas entrevistadas, as áreas buscadas pelas equipes, inclusive isenção da equipe que esta em campo são fatores que podem causar diferenciações em uma pesquisa”, aponta.

O jornalista Wellingthon Anunpciação foi às ruas na manhã deste sábado (14) questionar a alguns munícipes se as pesquisas fariam diferença na opção do candidato e a resposta da grande maioria foi que a seleção já foi feita e não ocorreria mudança por influência de dados estatísticos.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo