Política

A Tarde: Hildécio lidera pesquisa em Cairu com 52%

Os prefeitáveis de 2020 em Cairu.

Na corrida à prefeitura do município de Cairu, o candidato do DEM, Hildécio Meireles, tem uma vantagem considerável em relação aos adversários, a menos de quatro dias da votação, com 52% das intenções de voto. O democrata é seguido por Manoel Ché, do Solidariedade, que computa 28%, e Benedito Passos (PL), com 2%.

Os dados são do último levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa. O candidato do PT, Emanuel não pontuou. Não sabem em quem votar são 15%; não quiseram responder 2%, votos em branco 1% e voto nulo 2%.

Zeca Martins, diretor da Potencial, acredita que o cenário pode mudar, mas é pouco provável. “A menos de cinco  dias para votação, é muito difícil mudar um cenário como esse, exceto se acontecer algo de relevante e impactante durante a campanha nesses últimos dias”, avaliou Martins. 

Hildécio lidera entre os eleitores masculinos, com a preferência de 52% do eleitorado, enquanto que Manoel Ché tem  29%. Entre as mulheres, o democrata também se sai melhor, com 49% contra 27% de Ché.

Quando perguntados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, o eleitorado de Cairu mostra uma taxa de rejeição menor a Hildécio, se comparado ao principal rival no pleito, Ché.

O democrata tem 31% de rejeição e Ché 47%. Manuel, do PT, tem o maior índice, com 73% do eleitorado afirmando que não votaria nele de maneira alguma. Benedito Passos tem 64%.

Além disso, segundo o levantamento, 77% do eleitorado já estão decididos sobre quem votar, enquanto apenas 11% dizem que é possível ainda mudar o voto.  Hildécio já foi prefeito do município de Cairu em três mandatos diferentes (1993-1996, 2005-2008 e 2009-2012) e foi deputado estadual pelo então PMDB, hoje MDB (2015-2019).

A pesquisa também avaliou a gestão do atual prefeito do município, Fernando Brito (PSD). De acordo com os dados, a administração do prefeito é avaliada como péssima por 63% dos entrevistados, ótima 5%, boa 5%, regular 18% e ruim 4%.

A pesquisa foi realizada entre 7 e 10 de novembro, com 600 entrevistas presenciais. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o nº BA09930/2020.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo