Política

Nenhum candidato a prefeito de Valença teve candidatura deferida até o momento

Valença. Foto aérea: Mateus Correia/SV Produções

Nenhum dos seis candidatos a prefeito de Valença, no Baixo Sul da Bahia, teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral até o final da tarde deste sábado (17). A mesma situação se estende aos candidatos a vereador, que ainda não tiveram a sua documentação analisada e aguardam pelo deferimento de seus registros.

Os candidatos, como o atual prefeito Ricardo Moura (PSD), da coligação “Juntos por Valença” e os demais: Jucélia Nascimento (PL) – da Coligação Unidos Por Valença, Jairo Baptista (PP) – da Coligação Honestidade e Competência para Transformar, Zé da Hora (PSDB) – da Coligação Aliança por Valença, Eduardo Monteiro (PDT) e Antônio Barreto (PSC), ambos sem coligação, estão na espera do deferimento por parte do MP e 31ª Zona Eleitoral.

DivulgaCand informa status dos candidatos. Foto: Print

A análise documental, que checa as condições de elegibilidade do candidato, e se existe alguma causa de inelegibilidade, também depende de um parecer do MP Eleitoral, para que depois seja liberado ou não o registro das mesmas. O que Livre apurou é que o grande número de candidatos a prefeito e a vereador seria causa da demora, devido ao pequeno número de funcionários disponíveis para realizar a análise dos documentos apresentados pelos candidatos.

Enquanto não têm seus registros deferidos, os candidatos seguem correndo atrás do voto popular.

O calendário eleitoral informa que 26 de outubro é a data limite para que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº 9.504/1997, art. 16, §1º).

Raylane Santos

Raylane Santos é estagiária de Livre Notícias e analista de perfis de figuras públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo