Recente Notícias

Governo pretende comprar microssatélite de R$ 145 para monitorar a Amazônia

Monitoramento já é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende comprar um microssatélite de R$ 145 milhões para fazer o monitoramento da devastação da floresta amazônica. O empenho da verba (quando o governo separa o dinheiro para um determinado objetivo) foi feito pelo Ministério da Defesa. As informações foram publicadas em reportagem desta segunda-feira (24) do jornal “O Globo”.

Atualmente, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já faz o monitoramento via satélite do desmatamento da Amazônia.

Ao chegar ao Palácio do Planalto nesta segunda, o vice-presidente Hamilton Mourão, que comanda o Conselho da Amazônia, foi questionado sobre a compra do microssatélite. Para ele, o Brasil tem que ter “soberania” no monitoramento da floresta via satélite.

“A Defesa está providenciando isso daí. Existe satélite japonês, existe satélite de outras nações aí que você compra a imagem, mas você não tem soberania. Faz parte do programa espacial brasileiro, está dentro da agência espacial brasileira”, afirmou Mourão.

Via Bahia.Ba

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo