Notícias

Três milhões de máscaras estão retidas a Receita Federal há 20 dias

Carga foi barrada apesar da instrução normativa do Ministério da Economia para agilizar liberação de EPIs

Uma carga com três milhões de máscaras está retida há 20 dias pela Receita Federal para procedimento especial de fiscalização no Aeroporto de Guarulhos, mesmo com a instrução normativa do Ministério da Economia para agilizar a liberação de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a pandemia do novo coronavírus.

No início do mês, o órgão já havia barrado a entrada de 2 milhões de máscaras para revisão de documentos da importação. Embora confirme a ocorrência de erros causados por “vários intervenientes da cadeia logística”, a Receita alega que “a grande maioria dos despachos tem ocorrido de forma muito rápida, sendo que mais de 96% em canal verde”.

“As cargas em questão foram submetidas a procedimentos regulares de despacho de importação. Em nenhum momento a instrução normativa determina o direcionamento automático de tais mercadorias ao canal verde. A única facilidade prevista em tal normativa é a possibilidade de entrega da carga em momento anterior à conclusão da conferência aduaneira, o que, em condições normais, não seria permitido”, afirma a Receita Federal, segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Via Bahia.BA

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo