Notícias

Brasil tem queda de 15% nas mortes de enfermeiros pelo coronavírus em julho

Levantamento de conselho indica 304 óbitos desses profissionais desde março, quando começou a pandemia no Brasil

O índice de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem mortos pelo coronavírus, que provoca a Covid-19, caiu cerca de 15% neste mês de julho, em relação ao mês anterior, conforme levantamento feito pela entidade que representa a categoria.

De acordo com o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), já são 304 óbitos desses profissionais desde março, quando começou a pandemia no Brasil.

Membro do comitê de gestão de crise do conselho, Viviane Camargo diz que essa redução pode estar relacionada à maior disponibilidade de equipamentos de proteção, à capacitação dos profissionais para usá-los e ao afastamento dos que integram o grupo de risco, entre outros fatores.

Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso, no entanto, são exceções nesse panorama: os três registraram um aumento de 100% no número de mortes de profissionais de enfermagem em relação a junho.

Segundo o Cofen, São Paulo e Rio de Janeiro estão na liderança com 50 e 43 mortes, respectivamente. Eles são seguidos por Pernambuco (com 29 mortes), Amapá (19), Amazonas (17) e Mato Grosso (17). As informações são da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Via Bahia.BA

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo