Saúde

Mais de 50% dos leitos do SUS para pacientes com Covid-19 na Bahia estão ocupados

Dos 313 leitos de UTI adulto e pediátrico disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivamente para pacientes com coronavírus na Bahia, 182 estão ocupados, o que equivale a 58% do total. Essa porcentagem não é muito diferente em relação aos leitos de enfermaria. Dos 742 disponíveis no sistema público, 382 estão ocupados. Ou seja, 51% deles.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (4). Mas a pasta salienta que esses números são flutuantes, uma vez que ele representa o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Vale lembrar que intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas inviabilizam a disponibilidade do leito.

 Ao longo desta semana, serão abertos novos leitos clínicos e de UTI em Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. De acordo com a pasta, novos leitos serão abertos progressivamente mediante o aumento da demanda. No quadro atual, Salvador é a cidade com a maior concentração de casos: são 2.370 até esta tarde. Ilhéus vem logo na sequência, com 41. Já Conquista é o oitavo município com casos de Covid-19, com 34 registros oficiais. Em todo o estado, a Sesab confirma 3.734 casos e 141 óbitos.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo