Notícias

Governo Federal autoriza inclusão de novos usuários no CadUnico

Atendimento poderá ser feito por telefone ou meio eletrônico

O ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni, através da portaria 368, de 29 de abril de 2020 autorizou inclusão de novos usuários no CadUnico – sistema brasileiro de coleta de dados de  famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza – por meio telefônico ou eletrônico.

Segundo a portaria, que já esta em vigor, caberá a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação as rotinas operacionais sobre a inclusão e atualização de novos civis.

Na portaria esta previsto que os dados coletados por telefone ou outro meio eletrônico, caberá responsabilidade pela veracidade das informações coletadas do requisitante, que será alertado pelo entrevistador, no início da entrevista, acerca da possibilidade de responsabilização em caso de omissão ou de prestação de informações falsas.

Os estados, municípios, de acordo com a portaria, deverão compatibilizar a aplicabilidade do trabalho conforme as normativas e as condições de saúde pública local.

Atualização
Famílias que estão com senhas bloqueadas, cadastros defasados, portando nas carteiras membros já falecidos ou não componentes do lar, terão a oportunidade de regularizem a situação para obtenção do Auxílio Emergencial.

O telefone, site ou aplicativo ainda não foi informado pelo Ministério da Economia, que limitou-se a informar que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento toda a logística.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo