Saúde

Médicos de Valença se manifestam e pedem abertura da Policlínica como Centro de Tratamento para Casos de Covid-19

Médicos optam pela Policlínica devido a estrutura de equipamentos

Médicos de diversas especialidades tem se manifestado de forma veemente sobre a necessidade da abertura da Policlínica Territorial de Saúde do município de Valença, no Baixo Sul da Bahia, para tratamento de pacientes com casos confirmados de Covid-19, doença transmitida pelo novo vírus Corona, especificamente os casos que demandarem exames e atendimentos emergenciais. 

A prefeitura de Valença, através da secretaria de Saúde, tem envidado esforços para colocar a disposição da comunidade um Centro para atendimento na Policlínica Municipal, porém alguns profissionais especialistas em saúde opinam que o maquinário existente na Policlínica do Estado teria maior estrutura, inclusive para exames emergenciais. “A tomografia pode detectar um horizonte de situações que em um centro comum sem um tomógrafo seria impossível, eu diria demorado demais”, justificou um clínico-geral. 

Um outro médico em conversa com o jornalista Wellingthon Anunpciação, explanou que se por acaso ocorrer 5 casos graves no espaço providenciado pela prefeitura, o bairro do Centro poderá ficar interditado em razão da amplitude da contaminação do virus. “A prefeitura tem feito o possível, disso não se duvida. Porém a necessidade de o espaço estar afastado do Centro é necessária” pontou uma médica, que pediu sigilo da imagem. 

Os médicos ainda informaram no diálogo que estarão buscando mediações entre prefeitura de Valença e Secretaria Estadual de Saúde para esgotarem todas as possibilidades da abertura do empreendimento que encontra-se fechado e poderá retomar atendimentos a qualquer instante. 

O prefeito Ricardo Moura (PSD) anunciou que as verbas destinadas para Valença ainda não chegaram no município e que segue aguardando os benefícios anunciados. 

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo