Notícias

De forma tardia Ituberá inicia barreira sanitária; Infectologista opina

Testes rápidos devem ser feitos nas barreiras neste momento, opina especialista

Motoristas são parados e orientados, em seguida têm temperatura aferida. Foto: ASCOM/PMI

O município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, após ter 02 casos de Covid-19 (um casal) confirmados, agora realiza barreira sanitária nos acessos ao município, a ação que mais parece uma blitz informativa é criticada por especialistas do assunto.

Na rede social a Prefeitura informou que 2 barreiras estão impostas na BA, além de contar com participação de membros da secretaria de Saúde, Guarda Civil e Polícia Militar que fazem recepção aos motoristas, informam cuidados de higienização e passam por triagem que é feita apenas com termômetro digital infravermelho.

O infectologista, membro do quadro de consultores de Livre, Rubem Junior, falou acerca da erroneidade da ação tomada pela prefeitura já que existem casos confirmados na localidade. Para o profissional o correto agora é controlar as passagens de qualquer pessoa, além de manter apenas um trecho para acesso de moradores de outros municípios e o principal, segundo ele, que é realizar testes rápidos em todos. “Sabendo da complexidade e força deste organismo, apenas aferir temperatura, sabendo que existem hospedeiros assintomáticos, trata-se de perda de tempo”, condenou o médico, que ainda orientou que o poder executivo municipal feche o comércio em caráter imediato, para evitar a circulação.

Sobre a fala de que o paciente contraiu a doença em outro município, o médico alertou sobre a necessidade de que seja refeito todo o roteiro do mesmo, além de testes nas pessoas que ao menos dialogaram com o homem. “Levando em conta que o vírus pode se manter até 3 horas vivo no ar, medidas de corte da mobilidade humana devem ser implantadas imediatamente”, orientou Rubem.

Livre não conseguiu sucesso no contato com o secretário de Saúde, Almir Junior.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo