Saúde

“Estamos enfrentando toda esta catástrofe sós, sem verbas dos governos”, afirma secretária de Saúde de Valença

Secretária alega que Valença e demais municípios precisam de mais atenção financeira e assistência técnica

Margaret Carvalho cobrou ações dos governos estadual e federal.

Cobrada veementemente pela população e pela mídia, acerca de ações de enfrentamento e preparação para cuidados com os possíveis casos de Covid-19, doença causada após o novo vírus Corona adentrar o corpo humano, a secretária de Saúde de Valença, no Baixo Sul da Bahia, se posicionou questionando a recepção de verba para ações.

“Nós entendemos a população. Porém, estamos enfrentando toda esta catástrofe sós, sem verbas dos governos”, declarou Margaret Carvalho, titular da pasta mais citada no cenário brasileiro, a saúde, após o início da crise qual o município enfrenta. Questionada pelo jornalista Wellingthon Anunpciação, sobre a emenda de custeio enviada por um deputado, Carvalho respondeu que encontra-se em espera do valor para cumprimento de projeto já pronto.

Margaret ainda disse que existe um grupo de secretários do Território preocupados com situações como estas, porém se encontram “amarrados” pelo sistema financeiro. “O mundo infelizmente não parou. Temos folha de pagamento, que estamos cumprindo. Além disso todo operacional, postos de Saúde, pois existem ainda outras patologias existentes em pessoas que precisam de cuidado”, alegou a secretária, que disse já ter viabilizado envio de ofício para Secretaria Estadual de Saúde, do Governo da Bahia, com objetivo de chamar atenção do que tem necessidade de ser realizado.

A secretária ainda respondeu sobre a questão dos pacientes monitorados e dos demais suspeitos, informando que mesmo com a equipe sendo reduzida, ela mesma está em campo como enfermeira fazendo acompanhamentos e dando auxílio as famílias de pessoas que apresentam sintomas da doença. “Estamos contratando mais médicos. Mas, acredite, não aparecem profissionais facilmente, ainda mais em meio a uma pandemia”, justificou.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Fechar
Fechar