Notícias

Aramaca lança livro em Valença

Cerimônia solene foi realizada para entrega de título pela Câmara Municipal

Aramaca, é o nome do soteropolitano com raízes valencianas do advogado e artista de imagem Francisco Marques Magalhães Neto. Que, na noite desta quarta (11), em Valença, no Baixo Sul da Bahia, lançou o livro-registro “ACAMARA DE ARAMACA”, um projeto que traz, em livro, fotos e audiovisual (através de QR Code), um resgate das tradições da Costa do Dendê por meio do olhar do fotógrafo Aramaca. Esse personagem, da vida real, empresta não só suas lentes e sua sensibilidade para os cliques, mas também suas lembranças pessoais, que são confrontadas com as transformações pelas quais a região passou ao longo dos anos.

O concorrido evento aconteceu na sede da subseção da OAB-Valença, serviu de palco também para uma sessão solene de entrega de Título de Cidadão Valenciano ao advogado, por indicação do vereador Bertolino de Jesus, e teve a presidência do edil Mateus Passos, a secretária ad hoc Vane Costa e participação de  Adailton Francisco.

“Aramaca é o nome que assumo quando saio para fotografar”, diz Francisco. Sobre o retorno à região onde passou boa parte de seus anos de formação, ele diz: “Voltar à Costa do Dendê foi uma experiência muito diferente de quando eu vivi ali ou ia veranear. É o berço da minha criação, é um caldeirão cultural e também um caldeirão de intelectualidades. Mas esse retorno teve um componente especial: permitiu reunir amigos, familiares, comunidade, velhos conhecidos e novos amigos, todos em um projeto sério, de sustentabilidade”, narrou. 

    

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Fechar
Fechar