Notícias

Sesab divulga plano de contingência contra coronavírus; veja

Documento foi pensado para orientar secretários municipais do estado

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, nesta terça-feira (10), um plano de contingência contra o novo coronavírus, o Covid-19. Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas explica que as estratégias de combate têm a intenção principal de orientar os secretários municipais dos 417 municípios da Bahia.

Em conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o plano foi distribuído por e-mail aos gestores de Saúde de do estado. De acordo com Fábio, o passo principal é que todos os secretários estudem o PDF, que contém 41 páginas [ver abaixo] e divide o tema entre objetivos, ações, orientações, além de informações estatísticas.

“Tirem todas as dúvidas com a nossa Superintendência de Vigilância e Saúde, de modo que nos próximos dias, semanas, quando vierem a surgir novos casos suspeitos, nós possamos ter um enfrentamento de decisões tomadas de forma mais ágil e coordenada”, reforça o secretário.

A Bahia tem, por ora, dois casos confirmados de infectados pelo coronavírus – sendo as duas pacientes de Feira de Santana. A primeira a ser diagnosticada, uma feirense de 34 anos, esteve na Itália em fevereiro.

Em seu perfil no Twitter, Vilas-Boas anunciou, no sábado (7), que o segundo diagnóstico confirmado era o de uma mulher de 46 anos, que vem a ser a empregada doméstica da primeira infectada – o que configura o primeiro caso de transmissão local do vírus. O secretário utiliza a rede social para atualizar as suspeitas.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Fechar
Fechar