Valença: Para participar de evento partidário de formação particular, vereadora faz uso de verba pública

Objetivo do evento não condiz com a Lei 2.035/2019 que regulamenta a concessão de diárias

Livre recebeu denúncia anônima nesta quarta (13) acerca de uso irregular de diária concedida pela Câmara Municipal de Valença, no Baixo Sul baiano, para a vereadora do Partido Republicanos10, Lorena Mercês, que participou de evento político partidário em Brasília, capital brasileira.

No escopo da denúncia, um cartaz do evento que convidava mulheres para participação em um seminário de fomentação a eleição de mulheres do partido no pleito eleitoral de 2020, além do link (clique aqui para ver) de uma matéria que destacava que o objetivo principal do evento como sendo “preparar novas lideranças políticas femininas para as eleições municipais de 2020”.
O evento já deixava claro ser um Seminário para ampliar a participação de mulheres republicanas nas eleições 2020. Foto: Site Republicanos10.

Averiguando a veracidade da denúncia, Livre pesquisou a Lei 2.035/2019 que regulamenta o pedido e a concessão das diárias no âmbito da Câmara de Valença, e descobriu que no artigo 8º, parágrafo primeiro esta descrito que o uso das diárias é indevido quando o edil não estiver em seu efetivo exercício, ou seja, em ação para benefício da sociedade.

No pedido da diária liberada, a edil apenas especificou que seria “capacitação em política para a mulher”, não relatando ser partidário e exclusivo do Republicanos10. Foto: Print Transparência CMV

Em contato com a vereadora Lorena, o jornalista Wellingthon Anunpciação, questionou o uso da diária para um evento partidário e a mesma respondeu que consultaria o presidente da Câmara – Mateus Passos (MDB) – para compreender se houve irregularidade. “O curso é de formação e não diz respeito a nada particular. Vou verificar o que aconteceu com o presidente”, justificou. Livre pediu a vereadora documentos comprobatórios de que o evento não era partidário e particular e a edil não retornou até  o fechamento desta matéria.

Após investigação, foi encontrado um print da ex-candidata a vereadora Adriana Nogueira – a Tia Adriana (Republicanos10) – de Santo Antônio de Jesus, onde a mesma cita que tudo foi proporcionado pelo partido e marca o perfil da vereadora valenciana que se encontra na imagem.

Adriana ainda escreveu que o partido investe na mulher. Foto: Print Rede Social Facebook.

Livre teve acesso a um vídeo que comprova a particularidade do evento apenas para mulheres ligadas ao Republicanos10. Confira:

A repórter Helen Assunpção mostra o evento e a participação de autoridades do Governo Bolsonaro e do Legislativo Federal. 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo