Lavagem do Amparo em Valença é neste domingo

Cortejo sairá da Praça da República este ano

Acontece neste domingo (27) a tradicional Lavagem do Amparo, evento centenário que antecede o novenário e festejos da Padroeira da cidade – Nossa Senhora do Amparo. A organização da manifestação popular, que também é patrimônio imaterial de Valença, no Baixo Sul do estado, é organizada pela secretaria da Cultura da prefeitura.

Este ano a saída do cortejo de baianas e elenco de ligados a religião de matriz africana terá sua partida da Praça da República, no Centro, e a concentração a partir das 7 da manhã.

Segundo David Troina, diretor do Departamento de Cultura, da secretaria, o evento é mais uma forma de seguir mantendo viva a cultura do município. “É um evento histórico e que atrai fiéis ligados à igreja e articuladores culturais de diversos espaços. Nosso interesse é fazer um evento que valorize a esta classe que abrilhanta este importante momento que abre os festejos de Nossa Senhora”, comentou David, que atualmente responde pela secretaria.

Política
Esta é a última Lavagem, antes das eleições 2020, sendo assim, existe ansiedade por parte de alguns grupos políticos para desfilarem seus pré-candidatos a prefeito e vereadores do pleito vindouro.

Até então não existe nenhuma programação política exposta para a imprensa, portanto esta visão só teremos no domingo mesmo, durante a subida da ‘colina valenciana’.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo