Flávio Bolsonaro propõe redução da maioridade penal de alguns crimes para 14 anos

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) apresentou projeto de redução da maioridade penal para 14 anos para alguns tipos de crime.

Em 2015, foi aprovada na Câmara dos Deputados a diminuição da maioridade para 16 anos. A matéria, entretanto, está parada no Senado desde então.

A proposta do filho do presidente da República também defende a redução da maioridade, de forma geral, para 16 anos, mas estabelece a idade de 14 anos para crimes hediondos, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo, organização criminosa, associação criminosa e “outros definidos em lei”.

O texto tem o apoio de outros 32 senadores, de 11 partidos. Flávio argumenta que avanços sociais e tecnológicos das últimas décadas “propiciaram o estímulo da globalização e do desenvolvimento precoce das crianças e adolescentes” e, por isso, as razões para a maioridade penal em 18 anos “não são parâmetros” atualmente.

“Asseverar de forma generalizada que adolescentes não possuem discernimento sobre seus atos, sobretudo aqueles emanados com extrema violência e crueldade, não passa de discurso irresponsável, hipócrita e com viés ideológico. A redução da maioridade é tendência a ser adotada, principalmente, em países desenvolvidos”, defende. Com informações da Folha.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo