Veículo pega fogo na BA-001; vídeo


Um veículo tipo Kombi, com licença de Pirai do Norte, pegou fogo as margens da BA-001, sentido Valença, no início da noite desta sexta (30), nas proximidades de um restaurante.
Em um vídeo enviado em grupos de rede social é possível visualizar o automóvel ainda em chamas e supostos passageiros tentando controlar as chamas.

Livre se dirigiu ao local para colher depoimentos sobre o acidente e voluntários disseram que o incêndio iniciou-se no motor (no vídeo é possível ver que o centro das chamas é o fundo do veículo – local do motor). Não houve feridos, as causas não foram informadas e o dono do automóvel não localizado. A kombi deverá ser rebocada.
A principal suspeita é pane elétrica.

 

                                    Os pneus foram preservados. Foto: Livre Notícias.

A causa do acidente
Em contato com especialistas, nossa reportagem averiguou que este tipo de acidente, em específico com Kombis acontecem porque o tanque de combustível fica localizado acima do motor, fixado no chassi do carro, enquanto o bocal do tanque fica na parte traseira da carroceria no lado direito. O bocal nada mais é que um cano de cerca de 25 cm que sai da carroceria e fica justamente acima da bateria e da caixa de relês do veículo, duas partes elétricas que podem facilmente gerar pequenas faíscas. “Por ser uma peça rígida, o bocal tem uma resistência muito menor a torção e movimentação normal do carro e a chance de ela quebrar ou rachar é muito grande. E a partir do momento que a peça está rachada, a chance de vazamento de combustível aumenta muito.”, explicou um mecânico.

                       Bancos do veículo e pertences ainda estavam no local.

Outras duas peças que são críticas para o risco de incêndio são as mangueiras de combustível que são de borracha e podem ressecar e rachar e o filtro de combustível que é de plástico e também pode rachar ou estar mal vedado. Aliados com a má qualidade das peças de reposição e as famosas gambiarras, os vazamentos de combustível podem aparecer e em contato com o motor quente certamente entrarão em combustão e caso ela estourar de uma vez, irá jogar combustível para todo o motor e parte elétrica, ai o resultado já é esperado: fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *