Valença: Dia da Consciência Negra é comemorado com caminhada festiva


Caminhadas e outras homenagens marcaram, neste domingo (20), o Dia Nacional da Consciência Negra em Valença.
Aconteceu a 9ª edição da caminhada realizada pela coreógrafa e bailarina Maria Célia Praesent, que excepcionalmente este ano com o objetivo de levar a conscientização aos bairros valencianos teve seu trajeto alterado percorrendo as ruas da Baixa Alegre, Areal e Tamarineiro até a Praça da República.
No evento vários artistas lembraram o nome de Zumbi dos Palmares, como mártir do início da luta do empoderamento negro.
A capoeira, dança e religião de matriz africana também foram destaque neste ano, ao longo do trajeto artistas e bailarinos fizeram alusão as origens da dança e outras tradições originárias dos negros.
“Precisamos marchar avante o êxito em nossas lutas diárias. Vamos ocupar espaços e conquistar o que muita gente que nos trata com indiferença nunca conquistou”, destaca Chico Nascimento, ativista cultural e membro do grupo de coordenadores do Núcleo Regional de Educação 6.
Ao final do evento Célia nomeou a comissão de padrinhos e madrinhas que colaborarão com a realização da 10ª caminhada, que promete novidades.
O vereador Reginaldo Araújo, a diretora Edna Xavier e a superintendente Marildes Nascimento, da Cultura, a historiadora Janete Vomeri, a diretora Flordolina Angélica do Nucleo Regional de Educação, e outros artistas de Valença e Ibirapitanga compareceram ao evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *