Valença: Comunidade reclama abandono da Indústria do Conhecimento SESI


Inaugurada em outubro de 2010, no município de Valença, a Indústria SESI do Conhecimento – Biblioteca construída pelo SESI – colocada em funcionamento e à disposição da comunidade do Novo Horizonte através de parceria com a prefeitura municipal de Valença está abandonada, tragada pelo matagal e fechada há mais de um ano, a biblioteca que serve(ia) como incentivo aos jovens alunos da comunidade teve suas portas fechadas sem muitas satisfações ofertadas.

Espaço completamente tomado pelo matagal. Existem possibilidades dos computadores estarem danificados.

Moradores procuraram Livre, que investigou cada detalhe do abandono do espaço e descobriu que funcionou até 30 de dezembro de 2016, com funcionárias cedidas pela prefeitura municipal como preconizou o contrato de parceria, e mais de 400 jovens da comunidade utilizavam o espaço de forma rotativa. Empréstimos de livros, sessões de filmes, aulas de informática, acesso a internet para pesquisas e interações pedagógicas eram realizados no local fechado por descumprimento de parceria.

  Biblioteca em pleno funcionamento(2016), beneficiava a comunidade.Foto:Marli Santos

Segundo Laís Freire, diretora executiva do Programa Construir Melhor, vizinho do espaço, diversas buscas foram feitas através do poder público municipal, mas sem êxito. “Comuniquei ao SESI, e comuniquei a prefeitura local desde o início do ano passado, uma vez que existe um contrato firmando as responsabilidades para funcionamento do Indústria (do Conhecimento), ou seja, a responsabilidade do envio de pessoal, mas os representantes da prefeitura agiram com negligência. Por isso há um ano o espaço esta fechado. A coordenação do SESI poderia ter atuado nesta cobrança, mas se silenciou”, informou, lamentando a situação atual.

               Marli Santos foi a última funcionária do espaço – cedida pela PMV.

Em diálogo com a coordenadora do SESI – Valença, Mara Oliveira, que tomou conhecimento da situação através da redação de Livre, após procurar o secretário da Educação, Daniel Reis, e não o haver encontrado, na prefeitura municipal foi prometido limpeza do espaço. “Estive na Prefeitura, eles prometeram a limpeza da área externa, e resposta nesta segunda (5) sobre envio de pessoal para abertura do local”, disse.

O que é a ICS?
As Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.
Os centros multimídia são estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de 1000 títulos à disposição dos usuários.
Seus ambientes são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, em 100 municípos brasileiros, com boas condições para leitura e estudo, bem como acesso a tecnologias e horários adequados para os usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *