Valença: Alunos sem merenda desde o início do ano letivo


A merenda esta em falta na maioria das escolas do município de Valença, fato que ocorre desde o início do ano letivo.
As aulas começaram na semana seguinte a jornada pedagógica, os funcionários estão improvisando para não deixar os alunos sem aula, realizando ‘turnões’ de aulas, ou seja, comprimindo a manutenção dos alunos na escola, permitindo que os estudantes saiam em horário anterior ao correto.
A notícia oficial da falta de merenda veio por um professor da rede municipal de ensino para a redação de Livre, algumas famílias já se encontram revoltadas, pois temem a qualidade do aprendizado de alguns alunos que se dirigem a escola na maioria das vezes se garantindo na merenda ofertada pela unidade de ensino. “Possuímos alunos muito pobres, como eles vão aprender bem sem se alimentar?”, comentou revoltado um professor que não quis se identificar.

Estrutura
Além da falta de merenda outro problema que os corpos docentes e discentes das unidades de ensino enfrentam é a falta de estrutura adequada, algumas escolas não foram adequadamente reformadas.

Versão da secretaria
A redação de Livre fez contato com o secretário Daniel Reis, da Educação, que informou que a merenda esta comprada, porém devido a falta de pessoal as merendas não estão podendo ser preparadas. A falta de pessoal deve-se pelo atraso no chamamento dos novos contratados aprovados no processo de Regime de Direito Administrativo (REDA).
Reis também explicou que já existe um cronograma para reposição de aulas nas unidades que não foram reformadas em tempo hábil. “Cada escola terá um calendário próprio”, disse o gestor da pasta.

Repasse
Os repasses do FUNDEB para o município de Valença desde o dia 02 de janeiro de 2018, até os dias atuais ultrapassam a casa dos R$7mi. O valor que é exclusivamente utilizado para pagamento de salários da classe educacional, estava em conta, mesmo quando a gestão municipal atrasou o pagamento do terço de férias dos funcionários da educação.
Clique aqui e confira o extrato de repasse para a prefeitura de Valença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *