Historiador se destaca no meio juvenil com palestras sobre a história de Valença

O historiador Francisco Neto realizou ontem (12), uma palestra norteadora sobre a história de Valença com os alunos das escolas municipais Educativa da Criança e Jarbas Passarinho, a ação foi voltada para esclarecimentos aos jovens estudantes sobre a história do município de Valença. “Momento gratificante, acreditem, aqui foi possível a troca de conhecimento com a … Leia Mais


Valença: Polícia Federal realiza busca e apreensões na Prefeitura

Ação é continuidade da operação Sombra e Escuridão e Elymas Magus Na manhã desta quarta (07), véspera de feriado no município de Valença, no Baixo Sul do estado, a Polícia Federal compareceu a Prefeitura de Valença, a fim de realizar busca e apreensão de documentos de processos licitatórios que envolvem as empresas LB Intermediação e … Leia Mais



Valença: Secretario diz acreditar que incêndio da APA de Guaibim é criminoso

O secretário de Meio Ambiente, da Prefeitura de Valença, Marcelo Borges, afirmou ao jornalista Wellingthon Anunpciação na noite deste domingo (04), que o incêndio que causou o acidente entre vários veículos na BA – 884 (APA de Guaibim) pode ter sido criminoso. Segundo Marcelo, os órgãos coligados a justiça estarão realizando ações a fim de … Leia Mais


Valença: Desempregados lotam ruas para cadastramento em fábrica

Centenas de desempregados lotaram a Rua Dalmo Dias, e a Avenida Marita Almeida nos bairro do Amparo e Centro, em Valença, no Baixo Sul do estado, a fim de realizar cadastramento de currículo na base de dados da Companhia Valença Industrial – a CVI. Em um vídeo postado pelo radialista Cláudio Carlos – o Cacau … Leia Mais


Valença é destino do Programa Mais Você da Rede Globo


Equipe do Programa visitou a Fábrica de beneficiamento de Dendê da família Aquino

     Aristóteles (catador de dendê), Nadia e Alexandre no meio da mata, local da gravação das imagens.

Manhã de terça (23), distrito de Cajaíba, em Valença, Baixo Sul do Estado, visitas se aproximam para conhecer a Fábrica de Dendê da Família Aquino. Surpreso, Alexandre Aquino e família recebem Nádia Bochi e Jimmy McManis, repórteres do Programa Mais Você, da Rede Globo, apresentado pela jornalista Ana Maria Braga, que estão na região captando imagens e fazendo documentários das belezas do Baixo Sul e cultura da região.
Na Fábrica Terra Boa, uma das primeiras de beneficiamento de dendê da região valenciana, Nadia e Jimmy conheceram todo o processo de colheita, transformação, envasamento e distribuição do azeite. “Estou completamente encantada, pois ver de perto todo o trabalho que se tem para fazer o componente principal da moqueca e outras iguarias é interessante”, destacou Nadia, valorizando o trabalho dos componentes da fábrica.

                 A Fábrica Terra Boa tem em seu projeto sustentabilidade em todos os sentidos.

Alexandre Aquino, sócio proprietário da empresa, destacou a história da instituição e os principais objetivos. “Para o futuro temos perspectivas de sermos referência na região para exportação e bem mais que isso ampliar nossa fábrica beneficiando mais famílias”, destacou. Xande, como é chamado carinhosamente pelos vizinhos se emocionou ao contar a história da criação da fábrica que hoje mantém 20 colaboradores diretos e outros que trabalham com entregas e vendas.
Os vídeos criados pelos repórteres irão ao ar nos próximos dias no Programa Mais Você, que vai ao ar às oito da manhã, na Rede Globo de Televisão.

                                           Família Aquino e repórteres do Programa Mais Você.

Com ação social, Silvana Lacerda comemora aniversário


A pedagoga Silvana Lacerda, ativista social do município de Valença, no Baixo Sul da Bahia, realizou sei aniversário nesta segunda (22) e pediu como presente algo inesperado aos seus convidados. Lacerda solicitou aos amigos e parentes que fizessem doações em dinheiro para a Associação Pestalozzi de Valença, ato que segundo ela ajudaria a instituição com o pagamento algumas despesas que necessitam ser eliminadas.
Feliz e dançando muitas baladas, Silvana recebeu a todos no salão da escola que presta serviços, e comemorou ao estilo dos anos 60 a mudança de idade.
“Eu me sinto feliz em fazer o bem ao próximo, nada aqui é feito com nenhum propósito que não seja o de ajudar ‘meus’ meninos”, disse a educadora emocionada com a felicidade dos jovens com deficiência que a mesma cuida como pedagoga há alguns anos.
O esposo Gilson Lacerda emocionado, cuidou dos detalhes de outras surpresas para Silvana.
Silvana é muito respeitada na comunidade valenciana pelo serviço que presta, e a equipe de Livre deseja anos de vida a esta que é colaboradora ativa deste site.
Parabéns Silvana e muito obrigado pelo apoio ao nosso trabalho!

               Silvana e o esposo Gilson Lacerda que fez homenagens no evento.
                       Silvana e o casal de advogados Eduardo e Manuela Monteiro.
                                  Silvana com os alunos assistidos pela Pestalozzi.

Valença: Abandonado, prédio da Câmara Municipal se torna espaço para comércio informal


O prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Valença, que se encontra abandonado após a interdição realizada pelo Ministério Público e Secretaria da Infraestrutura e Urbanismo esta aos poucos se tornando espaço de comércio informal.
Nesta semana um comerciante se instalou na frente do prédio, localizado na Rua Comendador Madureira, usando seu caminhão para comercialização de produto da região.

Comerciante se encontra desde o início da semana realizando a venda de seus produtos. Foto: Cláudio Carlos

O diretor da Receita Municipal, da Prefeitura de Valença, Alberto Madureira, informou por telefone que não há nenhum tipo de autorização nem ciência do mesmo acerca desta instalação, a mesma informação foi dada pelo secretário da Administração, Sinezio Neto, que se comprometeu a enviar fiscais para realizar a retirada do comércio instalado. “Não tenho ciência, nem autorizamos tal tipo de ação”, disse o secretário.


Tássio Ferreira lança projeto social na comunidade do Tento


         As manhãs na localidade não tem sido mais as mesmas. Foto: Redes Sociais

O bailarino, transformista e cabeleireiro Tássio Ferreira lançou desde o início do mês no Bairro do Tento, em Valença, Baixo Sul do estado, um projeto social que esta revolucionando a rotina da praça Rafael Arcângelo e moradores das redondezas. A ação do artista visa cuidar da saúde das mulheres ‘tentenses’ – como são apelidados moradores do bairro, segundo ele o objetivo principal é tirar as pessoas do sedentarismo através da atividade esportiva e da aeróbica. “Temos aqui no bairro mães de família que não possuem condições de pagar academia e suas manutenções, então organizei este projeto que tem como foco levar saúde e paz para aquelas que se encontravam com sua estima em baixa”, destacou.
A novidade fica por conta do hit usado por Tássio para embalar as aulas, o afro. O ritmo que deixa as aulas de afro aeróbica ainda mais animadas, fazem com que os destaques dos movimentos realizados remetam os contemplados pelo projeto na história étnica do povo africano.
Questionado sobre o que o motivou a realizar a ação, Ferreira respondeu que se embasava na caridade. “Estou aumentando a estima de meus irmãos de bairro, cuidando de pessoas que por vezes entre um problema do lar ou outro esqueçam de si”, defendeu. “Achei que não viesse ninguém, comecei com oito, agora temos quase cem para dar conta”, comemora aos risos.
O projeto não possui vínculo partidário, acontece semanalmente e interessados podem fazer contato com o artista através de suas redes sociais.


Jucélia Nascimento e Lau rendem agradecimentos por votação de seus candidatos


                                   Jucélia ‘caminhou’ com Alex Lima e Marcos Medrado.

A ex-prefeita Jucélia Nascimento (Podemos), Hilarino Barreto – o Lau, colaboradores e parceiros da assistente social e do assessor político, agradeceram aos eleitores pela expressiva votação obtida no município para Alex Lima (PSB), reeleito deputado estadual e de Marcos Medrado, candidato a deputado federal.
O vereador Robson Pimentel, também deu apoio integral aos candidatos de Jucélia.
Nas palavras de Jucélia a votação foi um reconhecimento do povo valenciano para com os parlamentares que contribuem para o município. “Para mim foi uma demonstração de confiança, respeito e aprovação de nosso trabalho”, comentou a ex-gestora.
De acordo com Hilarino os valencianos foram gratos a Alex e Marcos pelo trabalho desenvolvido na região. “Estamos unidos para fazermos melhor por nossa terra”, prometeu.