Taperoá: Ticiano Mattos rompe com Rosival Lopes

vice-prefeito define como ‘decepção’ sua visão perante a gestão de Taperoá O vice-prefeito de Taperoá, Ticiano Mattos (PDT), rompeu com o prefeito Rosival Lopes(DEM). Segundo apuração realizada por Livre, o subcomandante do município anda insatisfeito com o modelo de gestão do alcaide. Tudo iniciou em uma postagem da rede social facebook onde Tiano, como é chamado … Leia Mais



Valença: Gal Lemos é a nova secretária da Fazenda na PMV

Informação foi dada com exclusividade à Livre Exercendo a função de Controladora do Município, desde o início da gestão do prefeito Ricardo Moura (PSD), Maria das Graças Lemos foi convidada pelo alcaide para assumir a função deixada pelo contador Fidélis Negrão Porto desde o fim do ano passado, e aceitou. Gal, como é conhecida na … Leia Mais


Andre Curvello é o nome que permanece na segunda etapa do governo Rui Costa

Somente o nome do jornalista é confirmado na manutenção do secretariado O governador reeleito Rui Costa (PT) disse, na manhã desta quinta-feira (27), que vai anunciar, na próxima segunda-feira (31), os secretários que vão permanecer no seu segundo mandato. Até o momento, só o chefe da Comunicação, André Curvello, está garantido. O chefe do Palácio … Leia Mais


‘Menino dos olhos de Wagner’: Éden Valadares é cotado para comandar o PT na Bahia


                                        Eden e Wagner. Foto: ASCOM/Wagner

Aliados do senador eleito Jaques Wagner passaram a defender o nome de Éden Valadares para suceder Everaldo Anunciação na presidência do PT na Bahia.
Em uma espécie de carta aberta divulgada pela assessoria do ex-governador na manhã desta quarta-feira (19), Valadares, 37, é definido como “o menino dos olhos de Wagner” e apontado como uma nova liderança petista no estado.
Assessor especial do ex-ministro há cerca de dez anos, ele coordenou a campanha de Wagner na disputa pelo Senado.
“Em 2019 haverá nova eleição para a presidência do PT. E a renovação é a proposta. Pelo menos para o senador eleito Jaques Wagner que defendeu na última reunião do partido (10/11) o rejuvenescimento das lideranças. Assim também o fez o deputado Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia”, diz trecho da carta.
Dentre os predicados em favor de Valadares, a assessoria de Wagner menciona que ele foi chefe de gabinete da Presidência da República, sua atuação como secretário de Juventude do PT-BA e sua ligação com a CNB, mesma corrente de Rosemberg.
“Agora ficou fácil ligar os pontos. Já temos um novo nome para a presidência do PT na Bahia”, reitera a carta.

Confira abaixo a íntegra do texto:

“Uma nova liderança para o PT na Bahia
Em 2019 haverá nova eleição para a presidência do PT. E a renovação é a proposta. Pelo menos para o senador eleito Jaques Wagner que defendeu na última reunião do partido (10/11) o rejuvenescimento das lideranças. Assim também o fez o deputado Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia. Nesta semana, Éden Valadares, o menino dos olhos de Wagner, publicou um artigo intitulado ‘Uma nova primavera para o PT’ onde defende ‘uma renovação de prática, de método, que se concretize em compromisso real com os valores democráticos, humanistas e civilizatórios’. Éden Valadares tem 37 anos e é assessor especial de Wagner há 10 anos. Coordenou a campanha para o Senado. Foi também chefe de gabinete da presidência da República, secretário de Juventude do PT/BA e pertence a mesma corrente de Rosemberg, a CNB. Agora ficou fácil ligar os pontos, já temos um novo nome para a presidência do PT na Bahia.”

Sobre a possibilidade de comandar o PT baiano, Valadares afirmou: “Não há candidatura, há uma tese, que é a da necessidade de renovar o PT. Wagner é um entusiasta e principal defensor dessa tese. E pela minha relação com ele, alguém pode concluir pelo 2 e 2. Quem não gostaria de ter o apoio do senador eleito? Muito me honraria. Mas é cedo. O que temos hoje é uma ideia, uma proposta, uma tese. E não uma candidatura”.

 


Taperoá: Ana Goto é reeleita presidente da CMT


                                        A eleição transcorreu de forma pacífica.

Petista, acumuladora de mandatos, a vereadora Ana Goto adquiriu votos de seus pares para reintegrar a presidência da Câmara Municipal de Taperoá, no Baixo Sul da Bahia.
Eleição com quadro já desenhado, onde o único oponente a presidência da casa, o também petista Carlos Oliveira de Lima – o Carlinhos só obteve 4 votos dos seus pares.
Em Taperoá, a eleição da mesa é fragmentada, sem composição de chapa, os cargos da mesa são votados de forma separada.
Na segunda votação foi à vez da eleição para secretário, votação onde os pares sagraram eleito o vereador Josias Ribeiro (PSD). Para o cargo de vice-presidente foi eleito o vereador Derivaldo Marcos – o Dedéu do Sindicato (PSD).
“Vamos nos manter equilibrados e unidos para alavancar Taperoá”, disse Dedéu.
Questionada pelo jornalista Wellingthon Anunpciação sobre sua ligação com o prefeito Rosival Lopes (DEM), Ana respondeu que não há nenhum tipo de conchavo político. “A eleição foi da Câmara, resolvemos tudo aqui”, defendeu.


Raimundo Costa será diplomado


Foto: Richard Mas

A sala principal do Teatro Castro Alves, será palco para a diplomação dos políticos eleitos na Bahia para o mandato que começará em 2019.  Dentre eles, o Deputado Federal eleito, valenciano Raimundo Costa (PRP), 57 anos, será diplomado na próxima segunda-feira(17), às 15h30m.
Vereador por seis mandatos na Câmara de Valença, Raimundo Costa encaminhou diversos requerimentos e Projetos de Lei, que beneficiaram a população e o setor pesqueiro do Baixo Sul.
Eleito pela segunda vez como presidente da Federação de Pesca e Aquicultura da Bahia, Raimundo Costa será a voz no Congresso Nacional dos pescadores e marisqueiras e promete muitas novidades para a sua estreia no legislativo brasileiro.


Walter Pinheiro, Fernando Vita e Almir Melo serão testemunhas de defesa de Lúcio Vieira Lima


                                       Lúcio Vieira Lima Foto: Bocão News

Alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) arrolou o senador Walter Pinheiro (sem partido), o vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita (MDB), e o ex-prefeito de Canavieiras Almir Melo (MDB) para serem testemunhas de defesa.
De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, eles são esperados para depor nesta terça-feira (11) sobre os R$ 51 milhões guardados no apartamento na Graça. Se o colegiado não concluir a ação até o fim da legislatura atual, o parlamentar escapa da punição.


Valença: “Não fiz chapa para o prefeito, fiz chapa com independência e vencemos”, afirma Mateus Passos ao ganhar a eleição da mesa diretora da CMV


         Clóvis, Mateus e Robinho são componentes da nova mesa diretora da CMV.

A Câmara de Vereadores de Valença, no Baixo Sulda Bahia, realizou nesta tareça (11), a última sessão ordinária do ano de 2018, e na pauta principal estava a disputa entre as chapas que competiram encabeçadas pelos vereadores Mateus Passos (MDB) e Adailton Francisco (PT).
Para comandar a casa legislativa no próximo biênio (2019 – 2020), foi selecionado por 12 votos o edil Mateus Passos, para a vice-presidência foi eleito o vereador Clovis Junior (PSD) e para a secretaria da mesa, Robson Pimentel – o Robinho do SAAE (PPS).

Comissões Permanentes
Não foram anunciados na sessão o nome dos membros das comissões permanentes que cuidarão de diversas áreas. O anúncio deverá ser realizado no retorno dos trabalhos em 2019.

Presidente
Questionado pelo jornalista Wellingthon Anunpciação sobre sua postura a partir de então e sua ligação com o prefeito Ricardo Moura (PSD), Passos afirmou que não tem convênio fixado com Moura. “Sou amigo do prefeito, há anos, isso é um fato, mas não fiz chapa para o prefeito, fiz chapa com independência, oportunizamos vez aos colegas em nosso grupo e vencemos”, afirmou o presidente eleito, se referindo a Robinho que é secretário de sua chapa e faz oposição ao gestor.
Outro voto bastante comentado foi o da vereadora Lorena Mercês (PRB), que votou na chapa 1 e em seu discurso deixou claro que não há nenhum convênio com o prefeito. “Mateus dialogou conosco, exibiu seu projeto, acredito que vá fazer um bom trabalho. Dei meu voto de confiança, se errar, estaremos exibindo isso a comunidade também”, defendeu a edil.