Marcos Medrado anuncia reforma da Ponte da Amizade

A ponte que liga Valença a Jaguaripe há mais de 20 anos não recebe reparos                                                            Engenheiro da Metro fez as avaliações iniciais. O empresário de mídias … Leia Mais




Valença: Contas da ex-prefeita Jucélia Nascimento são aprovadas pelo TCM

Decisão na Câmara de Vereadores de Valença, poderá seguir o parecer do TCM O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou, por quatro votos a um, as contas da Prefeitura Municipal de Valença referentes ao exercício de 2016, último ano de gestão da ex-prefeita Jucélia Nascimento (Podemos). De acordo com informações obtidas no final da … Leia Mais



Valença: Renato Assis é absolvido e grupo comenta possível candidatura 2020


Foto: Reprodução

Acusado de improbidade administrativa, o ex-prefeito de Valença, Renato Assis (PSDB), foi absolvido no processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) de Ilhéus. A decisão foi publicada na última sexta-feira (1º). De acordo com o advogado de defesa, Tiago Assis, foi constatado que não houve desvio de recursos na gestão do tucano entre 2004 e 2006.
“Foi uma ação temerária, ajuizada pelo parquet, uma vez que não havia prova documental do ato de improbidade. Trata-se de uma prática recorrente do Ministério Público, e isso acaba jogando pessoas honestas na vala comum da corrupção”, declarou a defesa.
O relator do caso e desembargador, Ney Bello, sinalizou “a inexistência de uma prova documental de que os produtos adquiridos estavam com preço superior ao praticado no mercado inviabilizaram a acusação”.

2020
Os seguidores do médico, iniciaram uma série de falas acerca de seu possível retorno a vida política (qual o mesmo estava afastado), uma vez que, segundo entendedores, o ex-gestor foi prejudicado pela equipe que o acompanhava.


Valença: “Abandonarei o PMDB, o partido esta tóxico”, afirma Jorge Góes


                             Jorge Góes, é ex-vereador do município. Foto: Blog do Pelegrini

Tóxico, sem rumo e indefinido, assim o ex-vereador e membro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, Jorge Góes definiu o partido.
Em um encontro rápido com o jornalista Wellingthon Anunpciação, Góes afirma ter uma extensa decepção com o partido que há tanto tempo faz parte. “Estou desiludido, não vejo nada acontecendo em nosso partido. Foi até bom que Manoel (de Fausto – presidente da sigla em Valença), não me deu o microfone na convenção, se não ouviriam cobras e lagartos”, afirmou revoltado.
Para Góes, o partido merecia outros rumos, bradou ele apresentando suas queixas e prometeu que ‘abandonará o barco’. Questionado sobre que rumo tomará, retrucou que não há definição sobre qual sigla se filiará.


Hildécio Meireles parabeniza Valença e Nazaré pelos 168 anos de emancipação política


O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia pela passagem dos 168 de emancipação política das cidades de Valença e Nazaré, comemorados nesta sexta-feira (10).
Segundo o deputado destaca, Valença detém não apenas um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, mas também vasto patrimônio natural, que inclui 15 quilômetros de praias, imponentes cachoeiras, belas ilhas, o grandioso Rio Una e um extenso manguezal.
“Aliado a isso, atualmente, reúne os principais estaleiros da Bahia, onde são construídos barcos, saveiros, veleiros, escunas e até caravelas, assim como a réplica da nau Nina, da pequena frota de Cristóvão Colombo, que foi feita especialmente para o filme: 1942, A conquista do paraíso, de Ridley Scott”.
Com uma população de aproximadamente 97.305 habitantes, Valença localiza-se no sul da Bahia e limita-se com Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves e Teolândia e conforme Meireles frisa economicamente, o município pratica-se atividades agrárias, pesqueiras e pecuárias, além dos setores das indústrias têxtil, mariculturas, construção naval, comércio, imobiliário e o turismo.
“E na data maior, em que os valencianos comemoram a sua emancipação política, solidarizo-me com seus habitantes, através do prefeito e vereadores desejando ao seu povo progresso e desenvolvimento socioeconômico”.
Da mesma forma o deputado parabeniza Nazaré. “Dentre as cidades do recôncavo, Nazaré é considerada uma das mais conhecidas, visto que possui uma expressiva produção de farinha, além da famosa Feira dos Caxixis, realizada durante a Semana Santa, que reúne, há mais de três séculos, história, arte e tradição em um só lugar. O evento atrai baianos e turistas que admiram os caxixis – miniaturas de objetos em cerâmica produzidos na região e têm a oportunidade de contemplar o riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco, através da visitação de edificações como o Prédio dos Arcos, Prefeitura Municipal, Fórum, Pontes, Igrejas, Cine Rio Branco, Via Sacra, estação Férrea e dentre outras construções”.Com uma população de aproximadamente 29.406 habitantes, Nazaré limita-se com as cidades de Muniz Ferreira, Aratuípe, Jaguaripe, São Felipe e Maragogipe. Economicamente, o município vive da agricultura, além dos setores da indústria, do comércio e do turismo.
“E na data em que Nazaré comemora a sua emancipação política, também solidarizo-me com esse povo tão querido, prefeito e vereadores e desejo ainda mais progresso”.

 


Valença: Manifestações e polêmica na Lavagem do Amparo


Componentes dos terreiros realizam o culto afro antes da Lavagem das escadarias.

Aconteceu por mais um ano consecutivo (domingo – 29), realizado pela secretaria de Cultura, a centenária Lavagem do Amparo, evento que reúne em seu contexto original terreiros, povo de santo e líderes do candomblé. Porém, este ano a Lavagem foi um pouco mais movimentada, devido a corrida política.
Os deputados federais Aleluia (DEM), Cláudio Cajado (DEM) e Marcos Medrado (Podemos), os estaduais Hildécio Meireles (PMDB) e Alex Lima (Podemos) estiveram presentes ao evento que saiu da Rua Comendador Madureira, próximo as dependências da Câmara Municipal em direção ao Adro do Amparo.
O deputado Aleluia não agradou a população, foi mal visto e chamado de golpista pelos presentes ao evento, e segundo o Blog do Pelegrini o mesmo chegou a chamar uma das manifestantes de ‘prostituta’, fato ainda não confirmado pela organização do evento.
Enquanto os ânimos estavam alterados pelo deputado democrata e sua comitiva, quem recebeu créditos e demonstrava alegria foi o deputado Marcos Medrado, que saiu do espaço do evento no final, sendo recepcionado e abraçado pela população que fazia questão de fotos e diálogo com o empresário de mídias. Outro fato que chamou atenção foi a manifestação da primeira-dama Margareth Moura em citar nos bastidores que estará caminhando com Marcos Medrado nas próximas eleições, fato ainda não confirmado oficialmente pela secretária de Promoção Social.

 O deputado Alex Lima (Podemos) esteve presente no evento ao lado da ex-prefeita Jucélia Nascimento.

Polêmica
Outra polêmica ocorrida na Lavagem foram as declarações da secretária da Cultura, Janete Vomeri, que desferiu nas redes sociais declarações contra o líder comunitário Jeová Avelar, segundo Janete ‘não existe escravo da igreja católica’, isso quanto as declarações feitas por Avelar no momento da Lavagem, quando citou que ‘quem mandava era a Igreja Católica’, segundo Janete ‘o tempo da inquisição já passou’. O líder comunitário não foi encontrado para falar seu posicionamento, mas segundo alguns babalorixás Jeová é muito querido por eles, por defender a bandeira dos mesmos nos espaços que se encontra.


Presidente Tancredo Neves escolhe Marcos Medrado como liderança


Auditório lotado, lideranças animadas e manifestações de apoio. Estes foram os itens contidos na reunião realizada pelos principais líderes do município de Presidente Tancredo Neves, em um dos maiores espaços de lazer da sede.
Josué Paulo, o Quinha, um dos primeiros a manifestar apoio ao radialista Marcos Medrado, afirmou que Tancredo Neves precisa de outro rumo e confia no nome do empresário de mídias. “A nossa cidade encontra-se com obras paradas desde que fui gestor. Isso é um absurdo”, condenou o ex-prefeito.

                                   Quinha manifesta apoio irrestrito a Marcos Medrado.

Ademar Barreto, demonstrou satisfação em apoiar a liderança baiana e pediu ajuda no alavancamento de políticas públicas do município ao radialista através de sua influência no governo Estadual.
Em suas palavras de agradecimento Marcos Medrado demonstrou maturidade política e compreensão perante a necessidade dos tancredenses. “Não vim para cuidar de votos, mas para cuidar de pessoas. Nenhum governo pode ser tão vingativo a ponto de deixar o povo a míngua. Estarei sim engajado defendendo Tancredo”, disse o líder, que em seguida prometeu envidar esforços para adquirir mais uma viatura para reforço da segurança local e cuidando da pasta da comunicação prometeu uma torre repetidora para região rural do município.
Outras lideranças fizeram parte do evento e manifestaram apoio em suas falas, o ex-vereador e deputado baiano Alcindo da Anunciação se fez presente ao evento.

                            Lideranças disseram não abrir mão de apoiar o líder baiano.