POLÍTICA

20/09/2019 23:14

Taperoá: Aldo Lisboa é denunciado por suspeita de crime de peculato

Segundo Ticiano, provas levariam a cassação do mandato do vereador

O vice-prefeito Ticiano Mattos (PDT), denunciou o vereador democrata Aldo Lisboa por dano ao erário à Câmara de Vereadores de Taperoá. Segundo o denunciante, o edil ao tempo em que eleito vereador do município requereu da prefeitura da cidade licença remunerada de 24 meses para cursar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFBR, mestrado em história da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, não tendo cumprido a carga horária no segundo semestre da matéria de História dos Povos Indígenas, sendo reprovado, o que no entendimento do denunciante perante a lei foi dano ao bem público, já que Aldo recebia salário de 40hs como professor da rede municipal de ensino.

Vereador Aldo diz ter sentido nojo de alguns pares por terem votado em favor da denúncia, descabida na opinião dele.

A denúncia lida pela secretária da Câmara de Taperoá, Rita Cabral, foi acatada pelos vereadores Alisson Lopes (PSC), Joaci Ribeiro – o Bere (PP), Derivaldo Lisboa – o Dedéu do Sindicato (PSD), Elineide Jesus – a Neide da Saúde (PSD), Ulices Dantas (DEM), Ana Goto (PT), Josias Ribeiro (PSD) e Milton Souza – o Nelson do Caminhão (PMDB) que autorizaram também formação de comissão apuradora composta pelos edis Josias e Ulices, presidida pelo vereador Alisson.

Durante a sessão, o relator da comissão, Ulices Dantas, pediu a presidência acompanhamento jurídico especial para o caso, fato acatado de imediato pela comandante da casa.

Agora, os vereadores apurarão o crime de peculato cometido pelo vereador Aldo, que poderá ser enquadrado no artigo 63 da Lei Orgânica do Município que cita a perda de mandato em caso de atos incondizentes com a função ocupada.

Livre fez contato com Aldo Lisboa, e o denunciado disse não querer se explanar no momento. Já o vice-prefeito Ticiano Mattos apontou que a denúncia é fundamentada “numa única realidade: desvio de comportamento para o cargo do eleito”, afirmou.

Os membros da comissão não informaram o cronograma de ações, nem quando será entregue o relatório final da investigação, que, ao que parece, deverá ser longa.


ItaipavaRico empresalogsiteBanner 340x250
522x380
522x380

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA