NOTÍCIAS

09/07/2019 09:43

Festa de São Pedro Pescador une fé, cultura e tradição

Os últimos nove dias na comunidade do Tento, em Valença, no Baixo Sul do estado, alegrou a comunidade católica que se reuniu para comemorar a data magna para o padroeiro dos pescadores.

Festa centenária, o São Pedro do Tento, agrega valores da comunidade que alia-se pela fé, através de seus dotes religiosos, ao coordenador Jeová Porto Avelar que há mais de 5 meses com a comissão presidida pelos vereadores Ivanilda Malta – a Vane Costa (MDB) e Mateus Passos (MDB), pensaram no evento que este ano homenageou Irmã Dulce dos Pobres, que ainda este ano, em outubro, será canonizada.

No último domingo (07), a comunidade durante todo o dia se reuniu para realizar a romaria marítima, que buscou a imagem do Santo na comunidade do Galeão, município de Cairu, e seguiu durante todo o dia com missas e no final do evento a procissão que seguiu pelas principais ruas da cidade.

“Consideramos mais um milagre. Estávamos com chuva forte e com nossa oração a chuva cessou e fomos com nossos fiéis pelas ruas de nossa cidade louvando a Deus”, declarou Jeová Avelar.

Os presidentes da festa, na noite do domingo, após chegada da procissão passaram as chaves que simbolizam o comando da festa para e empresária Selma Rangel, moradora do bairro e o joven Ryan Costa, administrador da Colônia Z-15, também morador do bairro. Ambos se comprometeram com o evento em 2020, e já estão organizando o projeto com a comissão para a realização de um “São Pedro forte”, como disse Selma.

O jornalista Wellingthon Anunpciação, foi convidado e nomeado porta-voz e diretor de comunicação das festividades do próximo ano.

O deputado federal, Raimundo Costa (PL), declarou sua paixão pelo bairro e comentou sobre os próximos passos de seu mandato. “Resido no Tento porque amo este bairro, estaremos com certeza no próximo ano com orçamento da Câmara organizado e faremos um São Pedro como Valença sempre teve. E, além disso, estaremos realizando um sonho de nosso povo que é o cuidado e a reabertura de nosso Mercado de Peixe”, declarou.

O prefeito Ricardo Moura (PSD), sua esposa Margaret Carvalho, a ex-prefeita Jucélia Nascimento (Podemos), o vereador Adailton Francisco (PT) e secretários de governo se fizeram presentes ao evento.

Confira as imagens:


ItaipavaRico empresalogsiteBanner 340x250
522x380
522x380

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA