Lavagem do Amparo acontece neste domingo


                       Escadarias serão lavadas pelos Babalorixás e Ialorixás. Foto: Livre Notícias

A tradicional Lavagem do Amparo, que acontece no próximo domingo (21), dá início às comemorações do Dia do Sincretismo Religioso e antecede aos festejos do dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, comemorado no dia 08 de novembro.
Segundo a programação da Prefeitura de Valença, o cortejo sairá da Praça Admar Braga Guimarães, com concentração a partir das 07h com destino à colina sagrada. Terreiros de candomblés participarão do cortejo. Depois, a procissão chega até a escadaria do templo, onde muitos outros fiéis já deverão estar à espera. Originalmente o interior da Igreja era lavado, mas hoje a água é ritualmente derramada nas escadarias da Igreja num gesto simbólico de purificação. As baianas molham com água de cheiro os degraus, onde também depositam flores, enquanto entoam cânticos e saúdam os orixás.
Durante a cerimônia que tradicionalmente tem demonstrado o respeito a cultura afro, as portas da igreja serão abertas para recepção do povo-de-santo, que invocam orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.

Política
Manifestantes em favor do presidenciável Haddad (PT), farão movimentação a parte durante a lavagem. O convite foi emanado nas redes sociais pelos componentes do Partido dos Trabalhadores, e deverá contar com mais de 500 pessoas, segundo estimativa. É provável que a ex-prefeita Jucélia Nascimento, o vice-presidente estadual do partido, Martiniano Costa e outros deputados votados em Valença compareçam a manifestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *