Porto Seguro: Menor é apreendido com submetralhadora de uso do Exército

Um adolescente de 13 anos foi apreendido com uma submetralhadora de uso exclusivo das Forças Armadas, na cidade de Porto Seguro, no sábado (13). A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Conforme a polícia, o adolescente foi localizado com dois criminosos, Davi Santana Silva, 18 anos, conhecido como ‘Pica-pau’, e Ângelo Santos … Leia Mais


Com 61% de pacientes do interior, Hospital da Mulher completa um ano

O Hospital da Mulher (HM), no bairro de Roma, em Salvador, completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (9), com números expressivos no atendimento. Mais de 73 mil consultas, 7 mil cirurgias, 190 mil exames e captação de sete córneas para transplantes foram realizados. Mulheres de 401 do total de 417 municípios do estado já … Leia Mais


Valença: Festejos de réveillon foram em Guaibim

Contagem regressiva realizada pela cantora Dayse Soares, da banda A Patroa e mais e 15 minutos de show pirotécnico.Assim ocorreu o réveillon de Guaibim, promovido pela Prefeitura Municipal e Itaipava com parceria do Governo do Estado, que atraiu milhares de valencianos e turistas que ocuparam toda a área praieira para dar adeus a 2017 e … Leia Mais


Ricardo Moura visita obras de calçamento do Mangue Seco

Alcaide foi bem recebido pela comunidade Quem esteve visitando o andamento das obras de pavimentação na localidade do Mangue Seco, no bairro do Tento, foi o prefeito Ricardo Moura (PMDB). Abraçado pela comunidade o gestor recebeu agradecimentos dos moradores que fizeram pedidos de ampliação de programas sociais na comunidade e caminharam com Moura ao longo … Leia Mais


Hildécio Meireles articula e Valença poderá receber Faculdade de Medicina

Esforço do deputado Hildécio Meireles resultou no chamamento público, agora os próximos passos dependem da Prefeitura de Valença Através de articulação com o governo federal, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), conseguiu que fosse autorizado pelo Ministério da Educação, através de expediente do Gabinete do Ministro Mendonça Filho e publicado no Diário Oficial da União … Leia Mais


Voluntárias Sociais reúnem prefeitas e primeiras-damas do Estado em evento beneficente


A primeira-dama, Aline Peixoto, declara paixão por eventos em prol da comunidade.

Mulheres, gestoras, competentes e altruístas. Esse perfil descreve as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e prefeitas e primeiras-damas de municípios baianos que se reuniram, na tarde desta segunda-feira (04), durante o 2º Encontro Mulheres Solidárias, que contou com um chá beneficente no Palácio de Ondina, em Salvador.
O intuito da reunião é levar ajuda a quem precisa e fortalecer a rede das mulheres que fazem parte da gestão nos municípios do território estadual, como salienta a primeira-dama do Estado e presidentes das VSBA, Aline Peixoto: “É importante que as voluntárias desenvolvam ações com poder real de transformação, por isso quero que essas mulheres saiam daqui ainda mais motivadas e cheias de ideias para mudar a vida das pessoas pelos quatro cantos da Bahia”.
Nesta edição do encontro, as VSBA vão angariar doações que irão formar dois diferentes kits que serão entregues a idosos e gestantes de comunidades carentes atendidas pelas Voluntárias Sociais. O conjunto de donativos para os bebês tem banheira, toalhas, meias, luvas, touca, fraldas, pomadas e outros itens específicos para a faixa etária. Já a coleção dos idosos é composta por peças como cobertores, lençóis, fraldas e toalhas.
“É importante voltar o olhar para as necessidades das pessoas, e crianças e idosos estão ainda mais expostos à vulnerabilidade social”, destaca a prefeita de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho. A gestora enfatiza: “É louvável que parta da primeira-dama, Aline Peixoto, a iniciativa de reunir essas mulheres para que o debate seja ampliado”.
Primeira-dama do município de Formosa do Rio Preto, distante mil quilômetros de Salvador, Ronúbia Dias se diz “honrada de ter sido convidada pela primeira-dama do Estado, pois estar em contato com outras mulheres com papel relevante na política e com vontade genuína de ajudar ao próximo”.

 Novidade
As VSBA promoveram, também, um sorteio entre os municípios representados no encontro, a fim de garantir a realização de três edições de Feira de Saúde e Cidadania. As cidades contempladas foram Ituberá, Porto Seguro e Cardeal da Silva.


Valença: Empresários realizam investimento para reforma da sede do Valença Esporte Clube


A reforma é capitaneada pelo empresário André Pereira

O empresário André Pereira, da marca Sport Winner, convidou Livre para visitar a reforma da sede do Valença Futebol Clube, espaço que há anos se encontrava em estado de abandono. André justifica que por se tratar de um patrimônio de Valença, e por estar na missão de capitanear a instituição reuniu-se com um grupo de empresários locais que toparam a ideia de investir na reforma do espaço.

Reforma se encerra nos próximos dias.

Agora com mais comodidade, banheiros e vestiários completamente reformados, os espaços ganharam nomenclaturas a fim de homenagear os colaboradores do time que tem história e serviços prestados em Valença.
André ainda explica que com a nova sede será possível a realização de eventos em prol da instituição. “É um investimento que esta me fazendo muito bem, estou feliz em poder ter junto com nossos amigos dar mais uma alegria para Valença”, comemorou o empresário.
Pereira ainda convida toda a população para estar presente na reinauguração do espaço no dia 10 de dezembro, em horário a ser confirmado.

Confira a galeria de imagens da reforma do espaço:


Hildécio Meireles pede solução ao Governo sobre suspensão de aulas das escolas de Valença


O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), após apelo de pais de alunos e vereadores de Valença, cujas escolas públicas estão sem aula por conta de falta de pagamento do serviço de transporte escolar, encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Educação, cobrando não apenas esclarecimentos, como uma solução o quanto antes para o impasse. Conforme o deputado, os alunos não podem ter um ano letivo prejudicado por um fato como esse.
“Afinal, é dever do Estado assegurar a oferta da Educação, bem como ações complementares, como o transporte escolar. A suspensão das aulas trata-se de um problema grave e que precisa ser sanada e eu como agente fiscalizador não poderia ficar omisso a isso, sendo assim encaminhei ofício à Secretaria Estadual de Educação em busca de esclarecimentos e resolução do problema e espero ter com brevidade uma resposta positiva”, destacou.


Valença: Forte ventania causa prejuízos


Nas primeiras horas desta manhã (03), uma forte ventania atingiu a estrutura montada no Adro da Igreja do Amparo danificando a estrutura montada pelo Grupo de Jovens, que estão realizando projeto de vendas de alimentos para angariar fundos para igreja e pagamento de débitos oriundos da festa.
Segundo um dos componentes do grupo, Mateus Sacerdote, que enviou fotografias para redação de Livre, a estrutura que foi derrubada chegou a empenar a grade. “Iremos tentar remontar nosso projeto e seguir com a barraca vendendo os produtos e fazendo o melhor para Nossa Senhora do Amparo”, afirmou.
Confira as imagens:

                                              Prejuízo ainda não foi informado.
                                                     Grade foi danificada
       Voluntários tentam reorganizar a estrutura

 

 


Valença: Funcionárias do Abrigo da Criança param atividades


Na tarde desta quinta (21), as funcionárias prestadoras de serviço do Abrigo Institucional da Criança e do Adolescente de Valença, a conhecida Casa de Passagem, que abriga crianças da cidade ou oriundas de outros municípios em situação de fragilidade no lar ou por qualquer outro acontecimento com intervenção do Conselho Tutelar, pararam as atividades sob a alegação de que estariam demitidas desde o mês anterior e sem qualquer posição sobre o assunto.
Uma denúncia também foi realizada durante a apresentação do Programa Ligação Direta, da Rádio Valença FM e foi encaminhada pelo jornalista Wellingthon Anunpciação para a secretária Margarete Portugal, da Promoção Social, que alegou estar em situação de prejuízo, pois com os cortes mais de 90% dos contratados que prestavam serviço a secretaria comandada por ela tiveram que ir ‘para casa’.

O CMDCA se pronunciou

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilvan Araújo, informou que tomando ciência da situação formalizou relatório ao Ministério Publico, endereçada a promotora Claudia Didier, da Criança e Adolescente, solicitando que a mesma envidasse esforços no sentido de autorizar a recontratação das funcionárias do espaço, mas até a data atual sem resposta.

Revolta nas redes sociais

Causou revolta e tristeza nas redes sociais a notícia de que as crianças abrigadas no espaço foram enviadas a sede do Conselho Tutelar e estavam esperando as decisões de maior instância, uma vez que as funcionárias entregaram as chaves do espaço, deixando os menores sem cuidadores.
O CMDCA se posicionou informando que as providências já foram tomadas, não especificando quais.

Solução

Se sentindo injustiçado o presidente do CMDCA, que também atua na secretaria como funcionário comissionado fez questão de taxar a matéria escrita por Livre como ‘sensacionalista’ e ‘cheia de inverdades’, pois segundo Gilvan a situação já foi resolvida. “Nosso expediente hoje finalizou âs 19hs, e as funcionárias encontram-se no espaço neste instante”, disse ao jornalista Wellingthon Anunpciação.
O que Gilvan não conseguiu explicar foi sobre o método que será utilizado para recontratar as funcionárias.