MTST invade a sede da Rede Bahia

Cerca de 300 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Frente Povo Sem Medo ocuparam a sede da Rede Bahia, afiliada da Globo, em Salvador (BA). “Nós estamos fazendo esse dia de mobilização, denunciando o papel que a Globo tem tido, assim como teve no Golpe de 64 com a … Leia Mais


Soldado da PM de Valença é vice-campeão brasileiro de jiu-jitsu

José Bruno Silva Santos, soldado PM lotado, na 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Valença), ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado no final de semana, no município de Feira de Santana. O evento reuniu atletas representantes e praticantes da arte marcial de todo Brasil. “Com a colocação que o atleta ficou … Leia Mais


Mais um dos sequestradores do ex-prefeito Ramiro Campelo é preso em Salvador

Nesta sexta-feira (13), mais um dos sequestradores do ex-prefeito de Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz, foi preso por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Segundo a Polícia Civil, Cleber dos Santos Freire, de 40 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido quando saía da casa da filha, no … Leia Mais


Amargosa: Rosângela Almeida é nomeada secretaria de Saúde

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), nomeou nessa quinta-feira (12), a nova secretária municipal de Saúde, Rosangela Oliveira Santos de Almeida. Rosangela é enfermeira, pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá, em Saúde Coletiva com Concentração em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e … Leia Mais


PTN: Comunidade reclama de estradas vicinais abandonadas; vídeo


Alunos disseram em redes sociais que poderia ser um acidente pior. Foto: Redes Sociais.

Após dois ônibus tombarem na zona rural do município de Presidente Tancredo Neves, Baixo Sul do estado, a comunidade informou a imprensa local acerca do considerado descaso do poder executivo municipal com as estradas vicinais.
Nas localidades do Ipiranga e Pau da Letra acidentes com alunos ocorreram, trazendo a tona a revolta da comunidade perante a falta de estruturação e segurança para mobilidade na zona rural.
“Alguns alunos tiveram leves ferimentos. Estamos sofrendo e o prefeito [Toin do Bó] não dá uma satisfação”, afirmou uma professora revoltada.
Livre tentou contato com a responsável pela Infraestrutura, porém a chamada telefônica era destinada a caixa postal de seu terminal celular, através da rede social whatsapp a secretária Laís Venceslau informou que esta respondendo pela pasta do Planejamento e Meio Ambiente.


Prefeito de Igrapiúna sofre acidente na BA-001


      Carro, de modelo L200 – Triton, capotou na BA-001 com prefeito e vereadores.

O prefeito de Igrapiúna Leandro Ramos – o Léo de Igrapiúna (PSB), se envolveu em um acidente, segundo informações do radialista Wilton Andrade, na BA-001 nas proximidades do entroncamento do município de Salinas das Margaridas, o carro de modelo L200-Triton capotou na estrada, não havendo informação do estado de saúde do alcaide.
O gestor estava acompanhado dos vereadores Luiz Campos Borges – o Neirinho (PSB) e Jakline Gomes Santana (PRP).
Livre não conseguiu contato com o prefeito ou com seus assessores.


“Manda esse lixo janela abaixo ai”, diz homem em gravação do voo de Lula


Dois áudios vazados neste domingo (8) mostram vozes de pessoas não identificadas em comunicação com o avião que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de São Paulo para Curitiba, onde está preso desde sábado (7). Na primeira gravação, uma voz diz ao piloto: “Leva e não traz nunca mais”. Na segunda conversa, um homem também não identificado pede: “Manda esse lixo janela abaixo”.
O primeiro áudio, divulgado pelo portal R7, tem apenas 19 segundos. Uma pessoa não identificada pede ao piloto do avião monomotor que levava Lula:
— Leva e não traz nunca mais.
A segunda gravação, com um minuto de duração e exposta pela Revista Fórum, mostra um diálogo no qual um homem pede ordem na interação. O que foi falado antes não é retratado.
— Vamos falar só o necessário, estamos a trabalho aqui e vamos respeitar nosso trabalho. Obrigado — solicita.
Outro homem responde:
— Eu respeito, mas manda esse lixo janela abaixo aí.
Uma mulher entra na conversa e alerta:
— Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente, então mantenham a fraseologia padrão na frequência, por gentileza — finaliza, dando seguimento a uma troca de informações conforme o padrão.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a veracidade dos áudios, gravados no sábado na frequência da Torre de Congonhas, em São Paulo, e na da Torre Bacacheri, em Curitiba. No entanto, negou que as falas foram feitas por controladores de tráfego aéreo.
“As referências ao ex-presidente não foram emitidas por controladores de voo”, afirmou a FAB por meio de nota publicada no Twitter às 22h deste domingo. A instituição disse que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, para que todos na escuta “tenham conhecimento do que está ocorrendo no tráfego aéreo, condição importante para manutenção da segurança operacional”.
Ainda segundo a FAB, quem estiver conectado pode interferir na conversa, apesar de as regras do tráfego aéreo orientarem que os usuários se identifiquem segundo a fraseologia padrão. “Lamentavelmente, nas gravações em questão, as frequências foram utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”, finaliza o texto.


Em cinco dias, Rui autoriza duas policlínicas e três unidades de saúde


                                                           Foto: SECOM-BA

Até a próxima segunda-feira (9), o governador Rui Costa autoriza a construção de unidades de saúde em quatro municípios baianos. Serão cinco assinaturas de ordem de serviço, incluindo a construção de duas policlínicas e dois postos de atendimento. Os investimentos somam-se ao novo modelo de assistência pública de saúde promovido pelo Governo do Estado, com foco na regionalização e no fortalecimento da atenção primária.

Na quinta (5) e na sexta-feira (6), Rui vai a Juazeiro e a Vitória da Conquista, respectivamente. Nas duas cidades, ele autoriza as obras das policlínicas regionais. O Governo assumirá integralmente a construção e a aquisição dos equipamentos, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios dos consórcios de saúde.
Quatro policlínicas já estão em funcionamento nas regiões de Jequié, Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas. No programa #PapoCorreria desta terça (3), transmitido ao vivo pelas redes sociais, Rui comentou que “Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras e Itabuna também ganharão policlínicas regionais” nos próximos meses.
Em Salvador, no sábado (7), a agenda será na região da San Martin, onde o governador autoriza a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte III e de uma Academia de Saúde. No bairro de Pirajá, no domingo (8), Rui também assina ordem de serviço para as obras de uma UBS III.
Em março, na capital baiana, o governador já havia autorizado a construção da policlínica de Escada e do Caps no Jardim Armação, além de UBS na comunidade do Bate Facho e em Itapuã. O Governo do Estado lançou ainda licitação para reforma e ampliação do Hospital João Batista Caribé e outra para readequação da clínica de diálise do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).
Já na segunda-feira (9), será a vez da população de Madre de Deus ser beneficiada com um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Academia de Saúde, ambos com as obras autorizadas pelo governador em visita ao município.

Camamu: Líder de sequestros é localizado pela Polícia Civil


                          Bocão, a carta 9 de paus da SSP, agora descartada.

Líder de uma quadrilha responsável por sequestros na região do Baixo Sul da Bahia, principalmente em Valença e cidades do entorno, Manoel Rafael Bispo de Jesus, o ‘Jorge Bocão’, foi localizado por equipes da 5ªCoordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), na madrugada desta terça-feira (3). O criminoso, que ocupava a carta 9 de Paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, estava escondido na zona rural da cidade de Camamu.
Considerado um dos mais procurados da região, Jorge Bocão foi encontrado após denúncia anônima. Policiais civis do Serviço de Investigação (SI) da 5ª Coorpin foram até o imóvel indicado e o criminoso reagiu atirando. No confronto ele foi atingido, mas não resistiu aos ferimentos. Espingardas, pistola e munições foram apreendidas no local.
Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) monitoravam a movimentação de Jorge Bocão, que conseguiu fugir às investidas recentes dos investigadores. Ele comandou o sequestro de uma cabeleireira, no bairro do Costa Azul, em Salvador, no ano de 2015. Jorge Bocão tinha participação também no tráfico de drogas, homicídios e roubos a banco.
“Grande trabalho do Departamento de Polícia do Interior e do Draco. Tiramos de circulação o criminoso mais perigoso do Baixo Sul da Bahia e a determinação é para desmontar todo o restante da quadrilha”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.
Diligências continuam sendo realizadas na zona rural de Camamu à procura de outros integrantes do bando.
Informações sobre comparsas de Jorge Bocão podem ser repassadas através do 181 (Disque Denúncia do interior).

Informaçoes: ASCOM/SSP