Cristovam Moreira deixa a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

O Padre Cristovam Moreira, comunicou através de seu perfil a rede social Facebook, que estará deixando a liderança da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Valença, no Baixo Sul do Estado. O líder religioso contou também que assumirá a Paróquia de São José no município de Alagoinhas, também na Bahia. Diversos paroquianos escreveram em … Leia Mais


Valença: Comunidade do Quilombo recebe lixeiras para descarte seletivo

Atendendo pedido da líder comunitária Kelly do Quilombo, a secretaria municipal de Meio Ambiente – SEMA, implantou no bairro do Quilombo em Valença, Baixo Sul do estado, lixeiras para descarte seletivo do lixo. O programa da SEMA tem como objetivo despertar o olhar da comunidade para o cuidado com o Meio Ambiente e a sustentabilidade … Leia Mais


Valença: Motoristas da rede de educação fazem parada alegando falta de pagamento

Os motoristas da rede municipal de educação, do município de Valença, Baixo Sul do Estado, pararam suas atividades na manhã desta segunda (12). Segundo informações do repórter Isaias Nasquito, os motoristas revoltados pela falta de pagamento se dirigiram ao prédio da Câmara Municipal de Valença, buscando ajuda dos vereadores e protestando sobre a situação. A … Leia Mais


Valença: Feriado com acidente e vítima fatal

Jefferson Santos Menezes, morreu em acidente de moto após colisão com um veículo na BA – 542, próximo ao Entroncamento de Valença, neste sábado (10). Ele e sua namorada Joyce Reis bateram de frente com o veículo, após perderem o controle da motocicleta. Joyce, teve fratura do fêmur e ossos da face quebrados, foi transferida … Leia Mais


Após ser assediada por Silvio Santos, Claudia Leitte desabafa

O Teleton é uma maratona televisiva produzida pelo canal SBT para arrecadar fundos para doação para a AACD, instituição que ajuda crianças com deficiência, e essa maratona sempre junta muitos artistas, de vários segmentos do entretenimento. Neste ano, sábado (10), um dos artistas da música presentes no Teleton foi Claudia Leitte, que levou a sua … Leia Mais


Jucélia Nascimento lança nota de esclarecimento


A ex-prefeita Jucélia Nascimento (Podemos), de Valença, Baixo Sul do estado, liberou nota de esclarecimento acerca de notícias que circularam nas redes sociais, sobre seu suposto envolvimento com o esquema de fraude das empresas na região sul da Bahia que são investigadas na operação Sombra e Escuridão da Polícia Federal.

Segundo ela, em contato com o jornalista Wellingthon Anunpciação, existem pessoas maldosas espalhando nas redes sociais inverdades com seu nome. “Estaremos nos apegando a nova lei, que cuida de crimes cibernéticos e tomando providências para identificar de onde saiu esta ‘nota'”, disse a assistente social.

                                                      Nota de Esclarecimento

Diante das últimas fake News, compartilhadas nas redes sociais, onde pessoas mal informadas, tentam denegrir nossa imagem e de nossa equipe, vinculando as empresas investigadas na operação da Polícia Federal, venho informar, que durante o tempo que assumi o Munícipio de Valença, minha conduta e de nossa equipe sempre foi pautada na ética, na transparência e na honestidade.

A lei 8.666, estabelece que qualquer empresa do Brasil pode adquirir os editais e participar das concorrências.

Conforme declaração do Superintendente da Polícia federal na Bahia, a investigação versa somente sobre as empresas que concorriam nas licitações e nosso nome não consta em nenhum depoimento ou mandado realizado pela Polícia Federal.

Quero tranquilizar a população valenciana da consciência tranquila de quem sempre lidou de forma honesta, transparente e criteriosa no uso dos recursos públicos, reafirmando nosso total e irrestrito compromisso de apoio as investigações e a verdade.

Jucélia Sousa Nascimento


Valença: Católicos comemoram Dia do Padroeira município


                                                        Missa nesta manhã lotou o adro de fiéis e autoridades.

Acontece hoje, em Valença, no Baixo Sul do Estado, a festa de Nossa Senhora do Amparo (Padroeira dos Operários), evento que levou milhares de fiéis durante as nove noites anteriores ao dia do feriado (08) ao adro o amparo para as missas que antecedem o momento da culminância. Ocorre durante toda esta quinta com missas, batizados e demais momentos do culto católico religioso a comemoração que tem mais de 250 anos.
Quem se encontra no município participando ativamente da festa é o Bispo da Diocese de Amargosa, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, que confessou a emoção em participar da festa. “Pura alegria prestigiar a mãe de Jesus, Nossa Senhora que intercede por nós, mercê o melhor de nós para a festa desta imaculada”, declarou.
Cristovam Moreira, pároco do Sagrado Coração de Jesus, disse que muitas atividades ocorrem nesta tarde e também no início da noite com a grande procissão que circulará as importantes ruas da cidade.


Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia será lançado nesta quinta


Foto: Google Images

Com o objetivo de elevar, em cinco anos, a produção baiana de cacau, por meio de ações estratégicas do Governo do Estado, será lançado, nesta quinta-feira (08), o Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018 – 2022. O evento, que contará com a presença do governador do Estado da Bahia em exercício, João Leão, acontecerá no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Km 22 da Rodovia Ilhéus/Itabuna.
As ações estratégicas serão destinadas a agricultores de 114 municípios, localizados nos territórios de identidade da Bahia: Litoral Sul, Médio Rio das Contas e Baixo Sul. O Plano inclui regularização fundiária e ambiental, difusão tecnológica, assistência técnica e extensão rural (ATER), formação, capacitação, educação, gestão e empreendedorismo, infraestrutura rural, acesso ao crédito rural, até agregação de valor e comercialização da produção.
Integram o plano as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).


Fumaça de queimada causa grave acidente na estrada de acesso ao distrito de Guaibim


                   Veículos tiveram as rodas arrancadas com o impacto. Foto: Redes Sociais

Um engavetamento na tarde deste domingo (04), na estrada Valença x Guaibim – BA 884, no Baixo Sul do Estado, causou interdição na pista. Segundo informações, devido a fumaça de uma queimada nas margens da pista um ônibus e 10 veículos engavetaram-se deixando vítimas não fatais e passageiros transtornados.
Com o impacto da colisão veículos e ônibus chegaram a ter os pneus extraídos.
Elinete Ricardo, que estava no acidente, falou com exclusividade ao jornalista Wellingthon Anunpciação o que ocorreu. “Meu veículo era o primeiro (na fila de carros), fomos os primeiros a ser atingidos, o carro que estava na outra mão veio pra cima de nós. O (meu) carro parou em cima do fogo, só providenciei de tirar minha mãe de dentro e em seguida ouvi os veículos batendo uns nos outros. Foi horrível”, disse.
A Polícia Militar Rodoviária esta no local, colaborando com a reorganização do tráfego, que até o fechamento desta matéria ainda se encontrava imóvel.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Marcelo Borges, disse que em breve a unidade do Corpo de Bombeiros de Valença será implantada e que esta junto com sua equipe e o prefeito Ricardo Moura (MDB), desde o fim da tarde deste domingo, no local, ajudando nos trabalhos para desobstrução da pista.
A partir do mês de outubro dos últimos anos a APA de Guaibim é atingida por incêndios deste tipo.


Rotary Club, empresários e Prefeitura Municipal inauguram Centro de Velório Municipal


Com a parceria do Rotary Club, empresários locais e Prefeitura de Valença, o novo Centro de Velório do Cemitério Alto do Campinho foi reinaugurado. No evento que ocorreu neste feriado (02 de novembro – Finados), com a presença da comunidade que visitava túmulos de entes e amigos, Camila Reis – Presidente do Rotary, destacou a importância da parceria entre o poder público, privado e empresários e colocou a entidade a disposição de projetos em prol da comunidade.
O prefeito Ricardo Moura (MDB) agradeceu aos Rotarianos e parceiros pela ação, e parabenizou o secretário Paulo Martins, da Indústria e Comércio pelo empenho do resultado da ação.
“Como rotariano que sou, me sinto orgulhoso em ter participado desta ação. Os valencianos terão um Centro de Velório digno, desta forma também vamos diminuir o número de engarrafamentos em nosso município, devido aos cortejos nas ruas”, pontou Paulo.
O Centro de Velório ficará aberto 24 horas, e seu uso será pautado pela administração do Cemitério Repouso da Boa Vista, que ainda não informou como serão as reservas.

                                         Padre pede benção dos presentes para o espaço.
                                             Camila Reis destacou a importância das parcerias.