Francisco Neto: uma sina em prol da educação


                       Neto promete, em breve, grandes novidades para Valença.

Quem conhece Francisco Neto, ou simplesmente Neto da ‘Civil’, não imagina o empreendedor da educação que existe por trás do historiador, bacharel em direito, filósofo e teólogo que coloca a disposição da região baixosulense mais um empreendimento, que deverá se tornar o grande marco da política da educação.
Em entrevista a Livre, Neto explica como funciona a Faculdade Maciço do Baturité, que chega a Valença com uma nova fórmula para o Ensino a Distância (EAD). Confira;

Livre Notícias – Qual o diferencial da Faculdade do Maciço do Baturité?

Francisco Neto – Este EAD é diferenciado porque ele acontece através de 1 encontro por semana, quatro em um mês. Com um tutor na sala de aula. A diferença é que as atividades que serão feitas online no sistema AVA, serão feitas no dia da aula, com o chamado Grupo de Estudos Dirigidos. Feitos na própria instituição e o aluno já fara sua atividade e continuará sua aula com o profissional sanando suas dúvidas no momento.

LN – Existe um alto índice de evasão universitária em detrimento do EAD. Esta fórmula tem como objetivo combater esta perda?

FN – Esta parceria vem para isso. A grande queixa do EAD, é a falta de contato humano dos alunos, o aluno fica 3 meses em computador e só há encontro para fazer prova. Nosso EAD é diferenciado. O aluno terá contato com especialista no grupo de estudos, tirará suas duvidas no próprio polo. Ou seja, é um sistema semipresencial com tutor na sala.

LN – Quais cursos estão na lista de oferecimento?

FN – Aqui em Valença temos o nosso ‘carro-chefe’, que é o curso de pedagogia. Eu costumo dizer que pedagogia é um curso de ponta, lá estão contidas todas as áreas do conhecimento. Sociologia, psicologia, epistemologia. Por isso a priori será este curso e traremos outros em breve.

LN- Pedagogo é profissional necessário em todo espaço. Por isso este investimento?

FN – Perfeito. Eu costumo dizer que o curso de pedagogia é um dos mais completos que existe. O pedagogo, é aquele que tem a capacidade exata para lidar com crianças, jovens e etc. O pedagogo pode ser gestor educacional, psicopedagogo, neuropedagogo e coordenador escolar. Qualquer lugar que você chegar no Brasil existirá um pedagogo a disposição de atender a comunidade. É um curso que não entrou em crise, e que está dando vez a evolução da educação.

LN – Valença para e aprecia um prédio, na verdade a réplica do prédio que abriga a Câmara de Vereadores de Valença, localizado na Avenida Novo Horizonte e que é de sua propriedade. Qual o objetivo deste espaço?

FN – Estamos replicando o paço municipal, e irá se chamar Paço Imperial, o prédio da Câmara foi construído na época do Brasil Imperial e como em Valença tem uma cultura de compra de imóveis antigos para demolição, e eu até já me indignei e indigno muito com isso. Eu, junto a minha esposa, resolvemos dar uma resposta e empoderar a história, fazendo um prédio histórico em um bairro novo da cidade. A réplica do prédio de Bernardino Sena Madureira, construído em 1849 agora estará aqui, e com dois andares e uma cobertura e estará a disposição da comunidade, para eventos inclusive. No natal teremos o prédio mais bem iluminado de Valença e região.

LN – Suas considerações finais.

FN – Estamos a disposição de nosso povo, de toda região, e iremos seguir em frente pensando e apostando em tudo de melhor para educação de nossa cidade. Valença merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *