Tiago Iorc larga carreira, amigos e família

O cantor Tiago Iorc, que até onde todos sabem estaria fora do país, nos Estados Unidos, na verdade está e sempre esteve em terras brasileiras. O cantor está tirando um período sabático e escolheu a Bahia como ponto de refúgio. Nem mesmo a família de Tiago sabe que hoje ele está hospedado em uma pousada … Leia Mais


Valença: Católicos comemoram Dia do Padroeira município

Acontece hoje, em Valença, no Baixo Sul do Estado, a festa de Nossa Senhora do Amparo (Padroeira dos Operários), evento que levou milhares de fiéis durante as nove noites anteriores ao dia do feriado (08) ao adro o amparo para as missas que antecedem o momento da culminância. Ocorre durante toda esta quinta com missas, … Leia Mais


Marcha para Jesus acontece em Dezembro

Milhares de pessoas devem se reunir em Valença, no Baixo Sul do estado, no mês de dezembro para mais uma edição da Marcha para Jesus, que este ano tem o tema “Pela Família, Pelo Brasil”. Considerado o maior evento de reunião de igrejas cristãs do território baixosulense a marcha começa às 15h, do dia 15 … Leia Mais


Levada do Preto movimenta a Vila Operária em Valença

Aconteceu neste domingo (21), a Levada do Preto na Vila Operária de Valença, Baixo Sul da Bahia, o evento atraiu centenas de pessoas que dançaram o pagode e samba das bandas Samba Comunidade, Alegria de Versar e os cantores John Tomaki, Eron Bahia, Alex Laurrent  e Dinho Sucesso. O evento que saiu com forte segurança … Leia Mais


Valença – Lavagem do amparo: política pra apimentar e manifestos pra convencer;


Com quase um século de caminhadas, alegria, fé e muita tradição, a Lavagem do Amparo, em Valença, se repetiu neste domingo (21), com todos os ingredientes de uma grande festa. Padroeira de Valença, Nossa Senhora do Amparo, para os católicos, Oxum para o povo de santo, mais uma vez foi reverenciada e contou com uma multidão que saiu da Praça Admar Braga Guimarães indo até a Colina Sagrada onde fica o templo da Santa, onde foi realizada a tradicional lavagem das escadarias.
Considerada a principal manifestação popular religiosa do município, o ritual se repete a cada ano, sempre no último domingo que precede ao início do novenário, que este ano foi antecipado em razão da realização do segundo turno das eleições 2018, no próximo domingo (28).
“Queremos manter a tradição desta festa, somos nós, povo de santo quem fazemos este evento ser o que é”, destacou Heráclito Barbosa, do Terreiro Caxuté.

Política
Conforme previsto o grupo político do vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Martiniano Costa, fizeram movimentação a fim de chamar atenção para o candidato a presidente Haddad, que disputa a eleição com o presidenciável Jair Bolsonaro do PSL.
“Estamos aqui mostrando nossa cara, a força de nosso partido que fez significativas mudanças em nosso país, devemos resgatar o caminho do crescimento. Confiamos em Haddad”, declarou o professor, que estava acompanhado de um robusto grupo, ao lado de outras lideranças.

Confira a galeria de fotos feita por Livre:


Lavagem do Amparo acontece neste domingo


                       Escadarias serão lavadas pelos Babalorixás e Ialorixás. Foto: Livre Notícias

A tradicional Lavagem do Amparo, que acontece no próximo domingo (21), dá início às comemorações do Dia do Sincretismo Religioso e antecede aos festejos do dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, comemorado no dia 08 de novembro.
Segundo a programação da Prefeitura de Valença, o cortejo sairá da Praça Admar Braga Guimarães, com concentração a partir das 07h com destino à colina sagrada. Terreiros de candomblés participarão do cortejo. Depois, a procissão chega até a escadaria do templo, onde muitos outros fiéis já deverão estar à espera. Originalmente o interior da Igreja era lavado, mas hoje a água é ritualmente derramada nas escadarias da Igreja num gesto simbólico de purificação. As baianas molham com água de cheiro os degraus, onde também depositam flores, enquanto entoam cânticos e saúdam os orixás.
Durante a cerimônia que tradicionalmente tem demonstrado o respeito a cultura afro, as portas da igreja serão abertas para recepção do povo-de-santo, que invocam orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.

Política
Manifestantes em favor do presidenciável Haddad (PT), farão movimentação a parte durante a lavagem. O convite foi emanado nas redes sociais pelos componentes do Partido dos Trabalhadores, e deverá contar com mais de 500 pessoas, segundo estimativa. É provável que a ex-prefeita Jucélia Nascimento, o vice-presidente estadual do partido, Martiniano Costa e outros deputados votados em Valença compareçam a manifestação.


Mustafá Rosemberg é homenageado em exposição nacional


O histórico poeta, escritor, médico e cirurgião Mustafá Rosemberg recebeu homenagem na decoração do loft da designer Silvana Rosemberg, durante uma exposição nacional promovida pela CasaCor Bahia 2018.
O espaço intitulado “Alma de Poeta” recebe em suas paredes trechos de obras do poeta, bem como outras lembranças do valenciano.
Mustafá participou do evento ao lado da filha, a fisioterapeuta Cintia Rosemberg, que emocionada agradeceu a homenagem ao seu genitor. “Ficamos felizes e com a alma enriquecida de amor, pois meu pai faz jus a estas homenagens, e eu me sinto honrada por Deus ter me dado este homem como meu protetor”, disse orgulhosa a graduanda em medicina.
Mustafá na cerimônia, emocionado, concedeu autógrafos aos presentes, que encantados com seu trabalho renderam elogios ao homenageado.

Trechos da obra “Rosas não ferem” foram transcritos nas paredes do loft.
  Mustafá avalia o espaço com a artista Silvana Rosemberg.
                                       Mustafá autografa a lista de visitantes.

 



Jorge e Mateus: Show histórico em Valença


Se tem uma palavra que pode descrever o show da dupla Jorge e Mateus, que aconteceu na última sexta (28) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB),em Valença, no Baixo Sul do Estado, essa é: loucura!
Livre teve por lá e conta tudo que rolou!
Rolou fã chorando na frente do palco, fãs que chegaram desde a manhã de sexta e solos de guitarra incríveis do Mateus, com direito a cover do Vitor Kley. Em uma noite incrível os cantores provaram que seus anos de carreira só mostram que eles ainda têm muito tempo na estrada pela frente, inclusive pela ligação do Jorge com os fãs (o cantor fala com os fãs e da atenção o tempo inteiro).
Marcado para começar as 00h00min, o show teve a abertura realizada pela revelação Huguin, e em seguida dos astros, foi a vez da banda Duas Medidas.
Mas o melhor momento foi sem dúvida os fãs cantando os sucessos da dupla, os fãs acompanhavam palavra por palavra super animados e apaixonados. O show ainda teve no set list, singles como ‘Logo eu’, ‘Enquanto Houver Razões’, ‘Coração Calejado’ e outros.

Público vibrou durante todo o show!
A assistente social, Jucélia Nascimento e seu esposo, Hilarino Barreto.
Jorge e Mateus cantaram por 100 minutos e encantaram o público.
Duas Medidas levou a festa até a manhã.
O empresário Eduardo Dantas e sua namorada Daniele Araújo.Fotos: Marcos Billy.